Sophia @princesinhamt
Notícias

“Governador fez o improvável: Mato Grosso nunca viu tantas obras quanto agora”, afirma deputado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, sob a gestão do governador Mauro Mendes, pareciam improváveis em 2019, diante da realidade enfrentada pelo Poder Executivo Estadual naquele momento. Ainda assim, determinado e confiante, Mauro entregou seu primeiro mandato com solidez fiscal e centenas de obras e benefícios entregues para a população. A observação é do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi.

“Foram várias escolas e obras entregues, mais de 2.500 quilômetros de asfalto e, na saúde, o Governo do Estado está construindo seis novos hospitais, sendo que um estava com a obra abandonada há mais de 30 anos. Ninguém acreditava que era possível, mas, sempre consciente, o governador acreditou e trouxe o improvável para a população mato-grossense. Mato Grosso nunca viu tantas obras como agora”, destacou o deputado, durante a cerimônia de posse dos novos secretários de Estado, no dia 1º de janeiro.

Max Russi ressaltou, ainda, que a atuação bem-intencionada do Governo, e a sintonia entre os Poderes em prol de benefícios para a população, ainda que de forma independente, foram determinantes para garantir importantes avanços em diversas áreas.

O deputado estadual Elizeu Nascimento afirmou que a Assembleia Legislativa continuará parceira do Estado para garantir melhorias para os mato-grossenses. “Já possuímos diversos projetos dialogados e uma parceria consolidada entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa e a bancada Federal. Estaremos juntos para somar, e vamos trabalhar e buscar cada vez mais recursos que sejam importantes para o avanço do Estado e a qualidade de vida da nossa população”, declarou.

2024 word3

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, observou que a união e os objetivos comuns entre os Poderes são palavras-chave para um governo de sucesso. “Achei muito interessante a fala do governador em relação ao princípio da eficiência no serviço público, porque isso coincide muito com as nossas expectativas. Estamos esperançosos para os próximos anos da liderança Mauro Mendes, essa que já se consolidou por todo o estado”, avaliou a desembargadora.

A fala da chefe do Judiciário considera a afirmação do governador Mauro Mendes de que o segundo mandato deverá ser pautado pela busca de mais eficiência nos serviços públicos oferecidos aos mato-grossenses.

Para o senador Wellington Fagundes, que também acompanhou a posse dos novos secretários, a experiência e as entregas realizadas pelo governador Mauro Mendes ao longo do primeiro mandato são sinais de que a próxima gestão será ainda mais benéfica para a população.

“Tenho a certeza de que, com mais experiência e um governo ajustado, do ponto de vista fiscal e econômico, o governador fará um mandato ainda melhor. Sabedoria, energia e experiência acumulada são os diferenciais do governador Mauro Mendes, e que farão Mato Grosso ser o melhor Estado do Brasil”, manifestou.

Reempossado para a nova gestão, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também falou que as expectativas para o segundo mandato são promissoras.

“Somos um estado que tem condição invejável, graças ao grande trabalho de gestão que foi feito pelo governador Mauro Mendes. Recuperamos finanças, implementamos políticas na área de desenvolvimento econômico e que apoiam o empreendedorismo. Conseguimos atrair os investidores para o Mato Grosso através de incentivos fiscais e é assim que pretendemos continuar trabalhando, facilitando a vida de quem quer empreender, gerar empregos e construir um estado que é orgulho para nós”, concluiu o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

2024 word3

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza nesta sexta-feira (06.01) o Simulado de Busca, Resgate e Salvamento com cães do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (NOBRESC). A ação acontece em uma área de destruição anexa ao Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

O treinamento visa detalhar as ações e providências a serem tomadas a fim de minimizar os imprevistos durante o simulado de Busca, Resgate e Salvamento com cães. Participam oito bombeiros militares, além de três cães e viaturas.

A simulação conta com o apoio da clínica veterinária mais próxima ao local.

Serviço

Simulado de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

Quando: sexta-feira (06.01), às 7h30

Onde: Anexo ao Hospital Santa Rosa (área em demolição) – Rua Adel Maluf n.º 119, Jardim Mariana

2024 word3

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulgou o calendário anual das reuniões dos comitês de bacias hidrográficas (CBHs) do estado. Os órgãos colegiados são responsáveis por deliberar sobre a gestão e conservação hídrica junto ao poder público, explica Leandro Obadowiski, gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias da Sema-MT.

“Estes comitês são como o “parlamento das águas”. Integrantes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos, compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público,” explica.

Atualmente, são 10 grupos atuantes nas diversas regiões de Mato Grosso. Ao todo, estão previstas, para este ano, 40 reuniões ordinárias, divididas em quatro encontros por comitê. Além das datas já estabelecidas, é possível que os CBHs agendem reuniões extraordinárias, dependendo das necessidades de cada colegiado.

Decisões como a elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá, a continuidade do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia e o monitoramento hidro meteorológico de rios da bacia do Alto Teles Pires são discussões que passam pelos respectivos colegiados.

Leandro reitera que toda sociedade civil pode participar dos encontros já estabelecidos e contribuir ativamente nas decisões sobre os recursos hídricos. “As reuniões dos comitês são abertas a participação de toda a sociedade interessada. Esse calendário facilita o acesso à informação e possibilita um planejamento da sociedade civil para participar das discussões sobre o uso da água, que impacta diretamente a vida das pessoas”.

Ele destaca ainda que, recentemente, foi instituído o CBH Alto Paraguai Superior, que está com inscrições abertas até o dia 5 de março, para composição de membros.

O calendário completo foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 2 de janeiro de 2023, e estão disponíveis CLICANDO AQUI. Saiba mais sobre os comitês acessando o site da Sema (www.sema.mt.gov.br).

Confira na íntegra as agendas de cada Comitê:

Comitê De Bacia Hidrográfica Dos Ribeirões Várzea Grande E Sapé
01.ª Reunião Ordinária – 8 de março de 2023
02.ª Reunião Ordinária – 7 de junho de 2023
03.ª Reunião Ordinária – 28 de setembro de 2023
04.ª Reunião Ordinária – 14 de dezembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Sepotuba
64.ª Reunião Ordinária – 3 de março de 2023
65.ª Reunião Ordinária – 2 de junho de 2023
66.ª Reunião Ordinária – 1 de setembro de 2023
67.ª Reunião Ordinária – 10 de novembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Dos Afluentes Da Margem Esquerda Do Baixo Teles Pires
01.ª Reunião Ordinária – 9 de março de 2023
02.ª Reunião Ordinária – 8 de junho de 2023
03.ª Reunião Ordinária – 6 de setembro de 2023
04.ª Reunião Ordinária – 30 de novembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio São Lourenço
17.ª Reunião Ordinária do CBHSL, dia 7 de fevereiro de 2023
18.ª Reunião Ordinária do CBHSL, dia 9 de maio de 2023
19.ª Reunião Ordinária do CBHSL, dia 8 de agosto de 2023
20.ª Reunião Ordinária do CBHSL, dia 7 de novembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Dos Afluentes Da Margem Direita Do Alto Teles Pires
01.ª Reunião Ordinária – 14 de março de 2023
02.ª Reunião Ordinária – 20 de junho de 2023
03.ª Reunião Ordinária – 19 de setembro de 2023
04.ª Reunião Ordinária – 12 de dezembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Cabaçal
20.ª Reunião Ordinária – 16 de fevereiro de 2023
21.ª Reunião Ordinária – 18 de maio de 2023
22.ª Reunião Ordinária – 17 de agosto de 2023
23.ª Reunião Ordinária – 16 de novembro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Dos Afluentes Da Margem Esquerda Do Rio Cuiabá
01.ª Reunião Ordinária – 24 de março de 2023
02.ª Reunião Ordinária – 23 de junho de 2023
03.ª Reunião Ordinária – 11 de agosto de 2023
04.ª Reunião Ordinária – 20 de outubro de 2023

Comitê De Bacia Hidrográfica Dos Afluentes Do Médio Teles Pires
01.ª Reunião Ordinária – 15 de março de 2023
02.ª Reunião Ordinária – 14 de junho de 2023
03.ª Reunião Ordinária – 13 de setembro de 2023
04.ª Reunião Ordinária – 13 de dezembro de 2023

Com orientação de Lorena Bruschi*

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.