CENÁRIO AGRO

Queda de 20% nos preços da laranja em junho: análise do Cepea

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que os preços da maioria das variedades citrícolas acompanhadas pelo órgão recuaram em junho.

Queda de preços na laranja

No caso das laranjas, a principal causa da queda foi o aumento da oferta de frutas precoces, que intensificou a pressão sobre os preços, conforme explicam os pesquisadores do Cepea. Além disso, a concorrência com outras frutas, como a banana, também contribuiu para a redução dos valores.

No acumulado do mês, o preço da laranja pera na árvore caiu 20,2%, encerrando junho a R$ 63,61 por caixa de 40,8 kg. Vale destacar que a safra 2025/26 já está praticamente iniciada com a colheita das frutas precoces.

Tangerina poncã também registra desvalorização

A tangerina poncã também sofreu desvalorização no período. Segundo o levantamento do Cepea, o preço caiu 18%, chegando a R$ 57,62 por caixa de 27,2 kg no final de junho. Essa baixa foi influenciada pelo ritmo mais acelerado da colheita, aliado à oferta limitada de frutas de qualidade superior durante boa parte do mês.

Os dados do Cepea refletem as dinâmicas de oferta e demanda no mercado de citros, mostrando que a temporada de frutas precoces e a competição entre variedades e outras frutas impactam diretamente nos preços pagos aos produtores.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.