Foto:
Rodrigo Feliz Leal
Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) revela que a diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos tem diminuído em diversas regiões do país, atingindo o menor patamar do ano em algumas praças.
Ovos vermelhos registram maior queda nos preços
Segundo os pesquisadores do Cepea, a principal razão para essa aproximação nos valores é a baixa demanda, que tem exercido pressão sobre as cotações de ambos os tipos de ovos. No entanto, os ovos vermelhos apresentaram um recuo mais acentuado nos preços, contribuindo diretamente para a redução dessa diferença.
Produtores descartam poedeiras mais velhas para conter oferta
Com o consumo enfraquecido, agentes do setor informaram ao Cepea que produtores de algumas regiões têm adotado estratégias para equilibrar a oferta. Entre as medidas, destaca-se o aumento no descarte de poedeiras mais velhas, como forma de conter a produção e amenizar os impactos da baixa procura no mercado.
A tendência reflete o atual cenário de desaquecimento da demanda e a necessidade de ajustes por parte da cadeia produtiva para manter o equilíbrio entre oferta e preços.
Fonte: portaldoagronegocio