A produção da agroindústria brasileira teve alta de 1% em abril de 2025 na comparação com março, já considerando os ajustes sazonais, segundo pesquisa do FGVAgro. O resultado positivo foi puxado principalmente pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que avançou 1,7%. O setor de Produtos Não Alimentícios também cresceu, porém em ritmo mais moderado, com alta de 0,2%.
Queda na comparação anual devido a menor número de dias úteis
Na comparação interanual, porém, a agroindústria apresentou queda de 3,5% em abril de 2025 frente ao mesmo mês de 2024. Um fator relevante para esse resultado é que abril de 2025 teve 20 dias úteis, enquanto em 2024 foram 22, uma diferença de 10% que impacta diretamente no volume produzido e nas variações sem ajuste do efeito-calendário.
Ambos os segmentos registraram recuo: Produtos Alimentícios e Bebidas caíram 3,7%, e Produtos Não Alimentícios tiveram retração de 3,3%.
Crescimento acumulado do ano desacelera
No acumulado do ano até abril, a produção da agroindústria avançou modestamente 0,3% em relação ao mesmo período de 2024. Esse resultado mostra uma desaceleração em relação ao crescimento de 1,7% registrado até março, indicando uma redução significativa do ritmo entre março e abril.
Dúvidas sobre desaceleração refletem cenário econômico mais amplo
De acordo com a análise do FGVAgro, o comportamento semelhante da maioria dos setores da agroindústria levanta a questão se a desaceleração está alinhada com o ritmo mais lento da economia brasileira como um todo ou se é consequência pontual da menor quantidade de dias úteis em abril de 2025.
“Somente os dados dos próximos meses poderão esclarecer se a agroindústria mantém sua trajetória de desaceleração ou retoma o crescimento”, ressalta o estudo.
Fonte: portaldoagronegocio