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Agronegócio

CNA discute melhorias na infraestrutura de transporte: conheça os desafios e soluções

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A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (8), do -Oeste Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transporte, em Sorriso (MT).

A assessora técnica de logística e infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, foi uma das expositoras do painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras”.

O evento, promovido pelo Brasil Export, reuniu durante dois dias autoridades e lideranças empresariais com o intuito de debater soluções para dar mais eficiência na logística do setor produtivo da região, além de cobrar melhorias na infraestrutura de transportes e vias navegáveis.

Durante o debate, Elisângela falou dos desafios enfrentados pelo setor produtivo e apresentou um panorama geral sobre a atual situação da infraestrutura e logística na região Centro-Oeste, que representa atualmente 71% da produção de soja e milho do Brasil.

“Desde 2009, a CNA tem feito estudos sobre o tema com apoio de parceiros. O que observamos é que, de lá para cá, a agropecuária se desenvolveu e cresceu em um ritmo que não foi acompanhado pela logística e infraestrutura”, diz.

Elisangela explicou que, com a expansão do Centro-Oeste e de novas fronteiras agrícolas, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), tornou-se cada vez mais inevitável a utilização dos portos do Arco Norte, que escoa 52 milhões de toneladas de milho e soja. “Não tem mais como voltar atrá. A infraestrutura e a logística vai ter que acompanhar”, destacou a assessora da CNA.

Sobre as rodovias, Elisângela destacou que, de todas as estradas existentes no país, somente 12,5% são pavimentadas. “Fala-se muito em aumentar a oferta de ferrovias, de rios navegáveis, mas as nossas estradas também carecem de investimento, de manutenção, de adequação para que o produtor possa chegar aos clientes finais, sejam internos ou internacionais, de forma competitiva. Hoje os nossos custos são superiores aos nossos concorrentes como é caso da Argentina e Estados Unidos”, relatou.

Para a assessora da CNA, o desafio é ainda maior quando se trata de hidrovias e ferrovias. “Costumo dizer que no Brasil não há hidrovia. Nós temos rios que navegamos em algum período do ano. Mas hidrovias em si, não. Porque hidrovias significa toda uma estrutura que a navegar durante todo o ano”, diz.

Segundo ela, são necessários também investimentos em hidrovias e ferrovias no Brasil. “Tudo isso facilitaria a vida do produtor, porque somos competitivos dentro da porteira. A partir daí é que os nossos problemas se iniciam. A Ferrogrão, por exemplo, é a menina dos olhos do agro, que precisa sair do papel. Esses problemas de infraestrutura e logística que enfrentamos faz aumentar o custo dos produtores finais, encarecendo o alimento em todo o mundo e comprometendo a segurança alimentar.

Armazenagem – Durante o debate, Elisângela apresentou pontos da pesquisa inédita sobre armazenagem realizada pela CNA por meio da Esalq Log (USP). “A armazenagem nas propriedades no Brasil representa 15%, enquanto que nos EUA é de 56%. Fazendo um cálculo da produção de grãos em Mato Grosso, onde esse fórum é realizado, sobre a capacidade de armazenagem, nós temos um déficit acima de 50 milhões de toneladas. Isso é muito e precisa ser visto”.

Elisângela também explicou que a pesquisa apontou um gargalo na falta de qualificação da mão de obra para operacionalizar os armazéns. De acordo com a assessora, o Sistema CNA está tomando inciativas neste sentido.

“O que mais pode ser feito? Gostaria de deixar essa provocação aqui e incluirmos este tema nas discussões em fórum futuros”, ressaltou Elisângela.

Centro-Oeste Export – Também participaram do debate a gerente jurídica da Cargill, Sandra Silva; o gerente-geral da Granel Química/Odjfell Terminals, Edson Souk; o gerente de Logística da Aprosoja/MT, Evandro Thiesen; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde/GO, Denimarcio Borges.

Os debatedores destacaram a potência e a relevância do agronegócio brasileiro e falaram sobre os desafios de logística e infraestrutura da região Centro-Oeste, como a falta de manutenção, modernização e expansão nas rodovias brasileiras, além de questões relacionas ao déficit na armazenagem e políticas governamentais.

Realizado na cidade de Sorriso (MT), o fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

Fonte: portaldoagronegocio

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