Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Em janeiro, consumidor paulistano pagou pelo frango resfriado o menor preço em 10 meses

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mas não só, pois o preço médio registrado, de R$11,24 kg, correspondeu ao menor valor dos últimos 10 meses, ficando acima, apenas, do observado no 1º trimestre de 2022. Ainda assim, por margens mínimas, muito próximas da inflação oficial acumulada no mesmo período (5,77% pelo IPCA).

Contrapondo-se os preços no varejo àqueles registrados no Grande Atacado da cidade de São Paulo é possível constatar que na média dos 25 meses transcorridos entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023 a margem entre os dois segmentos ficou, na média, em 66%.

A menor variação foi registrada em julho de 2021, ocasião em que o frango abatido resfriado chegou ao consumidor paulistano com um acréscimo de 37% sobre o preço no varejo. Já a maior variação ocorreu em janeiro do ano passado, quando o preço no atacado sofreu retração mensal superior a 13%, mas os preços no varejo não caíram na mesma proporção, disso resultando uma margem de 100%. Ou seja: o consumidor pagou o dobro do preço alcançado no atacado.

Não escapa, porém, que a margem observada em janeiro de 2023 foi a segunda maior registrada nesses 25 meses. Porque, frente a uma queda de mais de 12% no atacado, a redução no varejo não chegou nem à metade, ficou em 5,23%. Daí a margem de 93% na abertura do ano.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.