Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Distribuição de mudas pode tornar município, no Vale do Rio Doce, um grande produtor de frutas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Distribuição de mudas pode tornar município, no Vale do Rio Doce, um grande produtor de frutas

A agricultura familiar de Belo Oriente, no Vale do Rio Doce, pode tornar-se uma grande produtora de frutíferas. Essa é a ideia que norteia uma parceria entre Emater-MG, Secretaria Municipal de Agricultura e Associação Comunitária dos Moradores do Alto do Galo, uma comunidade rural local. Para tanto, os parceiros já deram os primeiros passos com a distribuição de 6 mil mudas de aproximadamente 50 variedades de frutas, beneficiando inicialmente 200 agricultores do município.

O projeto também viabilizou a entrega de calcário e adubo e bancou a análise de solo, em algumas propriedades. A Emater-MG, autora do projeto, a da associação comunitária e Secretaria de Agricultura, está fazendo o acompanhamento técnico dos agricultores contemplados. As doações das mudas aconteceram em outubro último, mas já está sendo planejada a entrega de outras 2 mil novas mudas frutíferas, em fevereiro de 2023.

“Temos uma lista extensa de mudas, como laranja; dois tipos de tangerina (ponkan e murcott); banana; variedades de peras; castanha do pará; graviola, manga palmer e muitas outras frutas”, informa o extensionista agropecuário, Odílio Teles Teixeira, do local da Emater-MG.

A ação está sendo realizada, graças a um recurso disponibilizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), para indenizar agricultores familiares afetados com o rompimento da do Fundão, ocorrida em 05 de novembro de 2015, no município de Mariana. A verba só pode ser utilizada para os chamados projetos produtivos, que devem ser comprovados junto ao MPT.

“A Emater-MG levantou informações que identificou recurso disponível numa conta para essa finalidade. Então ajudamos na confecção do projeto e agora fazemos o acompanhamento e damos assistência nesses pomares, fazendo também simultaneamente, a prestação de contas ao Ministério Público”, explica Odílio.

O secretário municipal de Agricultura de Belo Oriente, Nardely Ramos, tem a expectativa de que, num prazo de três anos, o município vai produzir muita fruta e o trabalho não vai parar. “Esse processo, que se deu através de parceria da Associação Comunitária dos Moradores do Alto do Galo e a Emater-MG, vem trazer a novidade de variedades de frutas e a garantia de atendimentos de diversas famílias”, ressalta.

A perspectiva é a mesma da Associação Comunitária dos Moradores do Alto do Galo, proponente do projeto, conforme explicou o presidente da entidade, Maicon Santos Pereira. “O nosso propósito é tornar o município o maior produtor de frutas, tendo em vista que o Vale do Aço possui um grande mercado para o consumidor final e para fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, disse.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.