CENÁRIO AGRO

Margem da Suinocultura no Brasil atinge 23% e supera média histórica: relatório do Itaú BBA

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Kemin

A suinocultura brasileira vive um momento de rentabilidade excepcional, com margens que superam significativamente a média histórica. De acordo com análise do Itaú BBA, divulgada no relatório Visão Agro, o spread médio da atividade subiu de 8% no segundo semestre de 2023 para 20% em 2024, alcançando 23% no primeiro semestre de 2025. Esse percentual está muito acima da média de 1% registrada desde 2016.

Fatores que sustentam o desempenho positivo

O relatório aponta que esse cenário favorável é resultado da combinação de produção mais controlada, que ajuda a manter os preços estáveis, e das boas safras de grãos no Brasil, que reduziram os custos de produção em comparação com os anos de 2021 e 2022.

Diversificação dos mercados de exportação

Um dos pontos centrais do crescimento do setor tem sido a diversificação dos destinos das exportações brasileiras. Apesar da queda na demanda chinesa devido à peste suína africana, o Brasil ampliou o volume exportado. As Filipinas passaram a ser o principal mercado, respondendo por 19% das exportações até maio de 2025. Houve também aumento expressivo nas vendas para Chile, Hong Kong, Japão, Singapura, Vietnã e México, ampliando a presença brasileira em mercados relevantes.

Crescimento nas exportações e expectativas para 2025

Entre janeiro e maio de 2025, as exportações de carne suína cresceram 16,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor espera que o novo status sanitário do Brasil — livre de febre aftosa sem vacinação — impulsione ainda mais as vendas, facilitando o acesso a mercados exigentes como Japão e Coreia do Sul, este último quarto maior importador mundial, mas que atualmente representa apenas 1,7% das compras brasileiras.

Projeções para a produção e consumo interno

Para o ano de 2025, o Itaú BBA projeta um recorde na produção nacional de carne suína, com crescimento estimado em 2%. As exportações devem avançar em ritmo ainda mais acelerado, o que pode levar a uma leve redução no consumo aparente dentro do mercado interno.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.