Os preços do etanol hidratado no estado de São Paulo interromperam a sequência de altas registrada desde meados de outubro do ano passado e apresentaram estabilidade na última semana. O movimento reflete, principalmente, menor atividade no mercado spot e cenário de oferta mais ajustado neste período de entressafra.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, indicam que agentes de distribuidoras estiveram menos ativos nas negociações recentes, uma vez que ainda trabalham com volumes adquiridos nas últimas semanas de 2025, período em que foram registrados negócios expressivos no mercado.
Expectativa é de retomada da demanda ao longo de fevereiro
Para este mês, a expectativa é de que a demanda volte a ganhar força. Entre os fatores que podem contribuir para esse movimento estão o retorno das aulas escolares e a proximidade do feriado de Carnaval, períodos que tradicionalmente elevam o consumo de combustíveis.
Oferta segue limitada durante a entressafra
Do lado da oferta, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, apontam que a disponibilidade de etanol segue bastante reduzida. Esse cenário tem levado poucas usinas a participarem do mercado spot.
Enquanto algumas unidades produtoras estão sem estoques neste período de entressafra, outras que ainda possuem volumes disponíveis têm priorizado a entrega de contratos já firmados, limitando a oferta imediata ao mercado.
Indicador registra leve alta na última semana de janeiro
Entre os dias 26 e 30 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 3,0885 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins. O resultado representa leve alta de 0,05% em relação ao período anterior, reforçando o cenário de estabilidade recente nas cotações.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






