Combate ao Mosquito
Agronegócio

COFCO busca ampliar participação na Nidera para fortalecer presença global no mercado de grãos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A estatal chinesa COFCO está em negociações para ampliar sua participação na trading holandesa de grãos Nidera, em um movimento estratégico que visa acelerar sua transformação em uma potência global no comércio agrícola. A informação foi revelada por fontes com conhecimento direto das tratativas à agência Reuters.

Atualmente detentora de 51% da Nidera — participação adquirida em fevereiro do ano passado —, a COFCO busca adquirir ao menos mais 15% da empresa. O objetivo é integrar as operações da Nidera com as da trading Noble Group, também parcialmente controlada pela COFCO, e consolidar todos os ativos agrícolas em uma futura oferta pública de ações (IPO).

Em 2014, a COFCO investiu US$ 2,8 bilhões em joint ventures com a Noble e a Nidera, como parte de uma estratégia agressiva de internacionalização. As aquisições permitiram à estatal chinesa acessar regiões estratégicas para a produção de grãos e óleos vegetais, como Brasil, Argentina, Indonésia e a região do Mar Negro, fortalecendo sua capacidade de abastecimento alimentar ao país.

A operação com a Nidera incluiu uma cláusula de earnout, permitindo à COFCO ampliar sua participação após três anos, condicionada ao desempenho da empresa. Contudo, segundo uma das fontes, como a Nidera não alcançou as metas previstas, as partes discutem antecipar o aumento da participação, encerrando a cláusula antes do prazo.

Embora nem a COFCO nem a Nidera — sediada em Roterdã — tenham se manifestado publicamente, fontes do setor afirmam que a estatal chinesa também avalia elevar sua fatia na Noble. Diferentemente da Nidera, o acordo com a Noble não prevê cláusula de earnout. Procurada, a Noble não quis comentar.

“Há um esforço da COFCO para integrar totalmente a Nidera e a Noble até o final deste ano, o que pode significar a aquisição do controle total de ambas as empresas”, revelou uma fonte do setor. “Eles estão conduzindo novas avaliações de ativos, o que reforça essa intenção.”

A ideia, segundo os envolvidos nas negociações, é que a nova empresa integrada seja listada em bolsas internacionais em um prazo de três a cinco anos. Roterdã e Suíça são cogitadas como sedes da futura companhia, enquanto Cingapura, Hong Kong e mercados europeus estão entre os locais considerados para o IPO.

Com essa movimentação, a COFCO se aproxima do seleto grupo de gigantes do agronegócio global — conhecido como “ABCD” — formado por Archer Daniels Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.