Grupo do Whatsapp Cuiabá
Agronegócio

Sindiveg lança novo curso gratuito de Manejo Fitossanitário para Agricultura

2024 word2

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) anunciou o lançamento de um novo módulo de curso online gratuito intitulado “Manejo Fitossanitário”, que aborda práticas eficazes para a gestão sustentável dos cultivos agrícolas. Desenvolvido em parceria com o professor Laércio Zambolim, da (UFV), o curso é parte de uma série de treinamentos oferecidos pelo Sindiveg, que já inclui módulos sobre “Uso correto e seguro”, “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” e “Aplicador legal”.

O novo curso ensina como planejar ações fitossanitárias antes do plantio para garantir eficiência e retorno econômico aos produtores. Ele é direcionado a agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, bió e empresários do setor, com foco em uma visão abrangente do sistema produtivo. Segundo Zambolim, o conteúdo é fundamental para todos os envolvidos no agronegócio nacional, oferecendo conhecimentos sobre preservação ambiental e práticas que priorizem a qualidade dos resultados.

Com mais de 50 anos de experiência no agronegócio, o professor destaca a importância de repensar a forma como o campo é gerenciado, especialmente para pequenos e médios produtores. “O planejamento e a gestão são cruciais para o sucesso na agricultura, e este curso oferece um suporte valioso para quem busca uma produção mais eficiente e sustentável”, afirmou Zambolim.

O gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Kagi, ressaltou que a iniciativa reflete a crescente necessidade de práticas agrícolas mais saudáveis e sustentáveis. “A produção de alimentos deve proteger a fauna e a flora locais, com atenção especial à saúde de todos os envolvidos”, disse Kagi.

O curso aborda temas como tempo de ciclo, riscos e adversidades, condições de armazenamento, sustentabilidade e a importância do apoio técnico e assistência especializada. Além disso, o módulo destaca aspectos como topografia, drenagem, exposição solar, infraestrutura e impacto ambiental, para ajudar os produtores a otimizar suas e seguir as novas diretrizes do mercado.

Outro tópico fundamental do curso é o manejo integrado de pragas, com foco em planejamento, prevenção, análises laboratoriais, monitoramento e reavaliação das ações empregadas. “A escolha do tipo de cultura é uma decisão estratégica que deve ser cuidadosamente considerada para o sucesso da produção agrícola”, explicou Kagi.

A plataforma do Sindiveg foi criada para atender à crescente global por segurança alimentar e busca promover boas práticas no uso de defensivos agrícolas, contribuindo para uma produção eficiente, segura e sustentável. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificados de conclusão.

Além do módulo recém-lançado, o curso “Uso correto e seguro” ensina as regras para pulverização eficiente e segura, cobrindo aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas. Já o módulo “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” destaca como a agricultura pode se beneficiar da preservação das abelhas. O curso “Aplicador Legal” é um treinamento focado na capacitação do , proporcionando habilitação para a aplicação segura de defensivos agrícolas, conforme o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos.

Acesse o site e conheça a plataforma e todos os cursos oferecidos pelo Sindicato.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.