Agronegócio

Potencializando Lucros e Eficiência na Pecuária Através do Melhoramento Genético

2024 word1

O acompanhamento dos índices de melhoramento genético do gado é essencial para os pecuaristas, pois este fator é crucial na produção de animais de excelência, resultando em redução de custos e aumento dos lucros na gestão dos ciclos. Beatriz Biagi, pecuarista de Ribeirão Preto/SP e referência no melhoramento do rebanho Nelore, destaca os diferenciais das matrizes de seu plantel.

A carne bovina brasileira é uma referência mundial, com o Brasil sendo o segundo maior produtor global, responsável por 18,2% da produção, logo atrás dos EUA com 20,0%, e muito à frente da China, que possui 12,9% da produção (dados USDA). Este cenário de destaque começa dentro das fazendas, especialmente com a ciência do melhoramento genético estratégico dos rebanhos, demonstrando que os pecuaristas brasileiros estão realizando um excelente trabalho, focados na redução de custos e na otimização dos lucros.

Beatriz Biagi, reconhecida pela excelência genética de seu plantel, há quase 30 anos destaca os benefícios do melhoramento nas matrizes de seu rebanho Nelore. “A evolução genética é um processo lento. O compromisso da Beabisa Pecuária com a criação responsável e avaliações consistentes garante que nossos animais ofereçam um equilíbrio perfeito entre temperamento, qualidade e alta performance a pasto”, explica Beatriz. Ela complementa que o criatório aplica uma rigorosa pressão de seleção, avaliando tanto características fenotípicas quanto comportamentais, resultando em animais estáveis e adaptáveis. “Nossas vacas são extremamente produtivas, parindo em média aos 24 meses e desmamando bezerros pesados. Nossas novilhas são precoces, favorecendo resultados financeiros e ambientais”, pontua. Os ganhos do melhoramento intensivo incluem precocidade sexual e acabamento de carcaça, com os animais Beabisa sendo avaliados por renomados programas como ANCP e PMGZ da ABCZ.

Leilão Genética Top Beabisa Matrizes

O objetivo do trabalho de melhoramento genético na Beabisa é contribuir para a evolução dos plantéis Nelore em todo o Brasil e, consequentemente, aumentar a da carne bovina brasileira. Em , as matrizes Beabisa foram distribuídas para pecuaristas de 10 estados brasileiros. Neste ano, Beatriz agendou para o dia 13 de junho, às 19h, a oferta de 59 fêmeas Nelore divididas em 54 lotes, incluindo 16 vacas com bezerros ao pé, no anual, o Leilão Genética Top Beabisa Matrizes. “Os pecuaristas encontrarão bezerras e novilhas super precoces, vacas paridas e prenhes, frutos de acasalamentos dirigidos e de uma genética aprimorada, focada na evolução da raça Nelore”, ressalta Beatriz. Os participantes terão acesso a matrizes com 2 anos e meio, média MGTe de 23,7 (top 5%), média Deca de 1, e iABCZ de 21,71. Entre os destaques estão as doadoras 2551 (USHUAIA 132) e 2371 (USHUAIA 51), ambas Top 0,5% para habilidade materna, e seguem com bezerros ao pé.

O leilão será transmitido pelo Canal do Boi e organizado pela Central Leilões. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (18) 3608-0999.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.