A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na próxima quinta-feira, dia 5, um leilão eletrônico para a compra de 480,4 mil quilos de sementes de arroz da safra 2023/2024. A iniciativa tem como objetivo fornecer essas sementes para associações de agricultores familiares em três municípios do Rio Grande do Sul: Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Viamão. O projeto conta com um aporte de R$ 2,5 milhões, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que destinou os recursos necessários para a operacionalização da compra.
A licitação será conduzida por meio de oito Avisos de Compra Pública, os quais estão disponíveis no site da Conab. Em Nova Santa Rita, está prevista a aquisição de 127.500 quilos de sementes de arroz da variedade EPAGRI 108. Destas, 85.000 quilos serão entregues no Assentamento Capela, beneficiando a Cooperativa Agropecuária de Nova Santa Rita (Coopan), enquanto 42.500 quilos serão destinados ao Assentamento Santa Rita de Cássia II, para a Cooperativa Agropecuária Sete de Julho. Outros editais preveem a compra de 12.500 quilos de sementes do tipo Z SCS 122 MIURA para o Assentamento Capela, e mais 85.000 quilos da variedade IRGA 409 para o Assentamento Santa Rita de Cássia II, ambos também atendendo a Cooperativa Agropecuária Sete de Julho.
No município de Eldorado do Sul, o leilão contempla a compra de 30.000 quilos de sementes de arroz da variedade BRS Pampa CL, que serão entregues no Assentamento Integração Gaúcha, com a Associação Dezenove de Setembro como entidade recebedora. Além disso, 45.000 quilos de sementes da variedade IRGA 431 CL, certificadas como irrigadas em casca sul longo fino natural, serão divididos entre os Assentamentos Integração Gaúcha e Apolônio de Carvalho, também sob a responsabilidade da Associação Dezenove de Setembro. Por fim, mais 50.000 quilos de sementes da variedade IRGA 424 RI serão entregues no Assentamento Apolônio de Carvalho.
Em Viamão, dois editais foram lançados: o primeiro prevê a aquisição de 35.000 quilos de sementes do tipo BRS A705, e o segundo, a compra de 95.480 quilos da variedade BRS Pampeira. Ambos serão destinados ao Assentamento Filhos de Sepé, com a Associação dos Moradores Filhos de Sepé (AAFISE) como entidade recebedora.
As empresas interessadas em participar do leilão deverão cumprir diversas exigências, como o cadastro em uma Bolsa de Mercadorias, regularidade no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e demais agentes (Sican) da Conab, além de possuir o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: portaldoagronegocio