Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Aumento no Preço da Gasolina em Julho: Entenda o Ajuste da Petrobras

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O preço médio da gasolina nos postos de combustíveis no Brasil registrou um aumento de 1,64% na segunda quinzena de julho, comparado à primeira quinzena do mês, alcançando o valor de 6,19 reais por litro. Esse ajuste é um reflexo direto do aumento dos preços promovido pela Petrobras nas refinarias, conforme apontado pelo Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) divulgado nesta terça-feira.

A Petrobras havia elevado o preço médio de venda da gasolina para as distribuidoras em aproximadamente 7% a partir de 9 de julho, marcando o primeiro reajuste no combustível fóssil em oito meses. No entanto, o repasse deste aumento ao consumidor final nos postos de combustíveis depende de uma série de fatores, incluindo a mistura de etanol, tributações e as margens de lucro na distribuição e revenda.

Além disso, os preços nas bombas são influenciados por ajustes feitos por refinarias privadas e por importações de combustíveis. “O litro da gasolina subiu ao longo do mês, e começamos o segundo semestre com preços médios acima de 6 reais para o combustível, com valores mais altos em todo o país. Este cenário deve persistir em agosto como reflexo do último reajuste da Petrobras, afetando o orçamento dos motoristas brasileiros”, afirmou Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, em comunicado.

O etanol, considerado o principal concorrente da gasolina nas bombas, também apresentou um aumento de 1,96% na segunda quinzena de julho em relação à primeira, chegando a 4,16 reais por litro, conforme dados obtidos pela pesquisa da Edenred Ticket Log em mais de 21 mil postos credenciados.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.