O mercado de carne suína enfrenta queda nos preços nesta segunda quinzena de julho. De acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a fraca demanda no mercado doméstico tem pressionado tanto os valores do animal vivo quanto os da proteína suína.
Após cerca de três semanas de estabilidade, os preços começaram a recuar diante da menor procura por parte dos consumidores.
Férias escolares podem estar influenciando a retração na demanda
Segundo analistas e agentes do setor consultados pelo Cepea, essa redução no consumo pode estar associada ao período de férias escolares. Tradicionalmente, esse intervalo resulta em mudanças nos hábitos de compra das famílias, afetando diretamente o fluxo no varejo de alimentos.
Segunda quinzena do mês acende alerta no setor
Para os próximos dias, a preocupação entre os agentes do mercado é que a segunda metade de julho aprofunde a tendência de queda. Historicamente, esse período já é caracterizado por menor movimentação no comércio, o que pode agravar ainda mais o cenário de desvalorização da carne suína e, em efeito cascata, do animal vivo.
Fonte: portaldoagronegocio