Foto:
Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, com o presidente do Conselho de Administração da Biopar, Cidinho Santos.
A Be8, líder na produção de biodiesel no Brasil, anunciou na última quinta-feira (28) um acordo para adquirir três unidades industriais da Biopar, localizadas nos estados de Mato Grosso, Piauí e Pará. A conclusão da operação está condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e ao fechamento dos trâmites legais.
De acordo com o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, a aquisição faz parte da estratégia de expansão da empresa no setor de energias renováveis. “Este passo visa aumentar nossa atuação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de diversificar as matérias-primas utilizadas na produção e expandir nossa capacidade de distribuição”, afirmou Battistella. A operação também permitirá à Be8 ocupar a terceira posição no ranking nacional de capacidade de produção de biodiesel. Em 2023, a empresa foi líder no mercado brasileiro, com uma participação de 10,9% e a comercialização de aproximadamente 800 milhões de litros de biodiesel.
Cidinho Santos, presidente do Conselho de Administração da Biopar, ressaltou a posição estratégica das fábricas e a continuidade dos valores da empresa após a aquisição. “Estamos confiantes de que a Be8 dará continuidade ao trabalho com nossos colaboradores, gerando mais empregos e desenvolvimento nas regiões onde a Biopar opera”, afirmou Santos. Ele também destacou que os ativos da Biopar serão potencializados com a diversificação de produtos e o crescimento impulsionado pela Be8.
Fundada em 2007, a Biopar é especializada na produção de biodiesel e glicerina, com unidades que juntas têm capacidade de produção anual de 384 milhões de litros de biodiesel. Com a aquisição, a Be8 ampliará sua capacidade de produção em 35,6%, passando de 1,08 bilhão de litros por ano para 1,47 bilhão de litros, consolidando ainda mais sua liderança no mercado nacional de biocombustíveis.
Fonte: portaldoagronegocio