As exportações de grãos da Ucrânia na temporada 2024/25, que compreende o período de julho a junho, alcançaram 11,2 milhões de toneladas até 7 de outubro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura do país nesta segunda-feira. O volume é significativamente superior às 7,2 milhões de toneladas exportadas entre 1º e 9 de outubro do ciclo anterior.
Desse total, 6,5 milhões de toneladas correspondem ao trigo, quase 3 milhões de toneladas ao milho e mais de 1,4 milhão de toneladas à cevada. Para garantir a segurança alimentar interna, o governo ucraniano e associações agrícolas estabeleceram um limite de exportação de trigo para a temporada 2024/25, fixando-o em 16,2 milhões de toneladas.
Até o momento, aproximadamente 40% dessa cota de exportação de trigo já foi utilizada pelos comerciantes. No entanto, não há restrições para a exportação de outras commodities. Só em outubro, já foram exportadas 731 mil toneladas de grãos. No mesmo período do ano anterior, os embarques haviam somado 460 mil toneladas.
Expectativa de queda na safra de 2024
Segundo o Ministério da Agricultura, a produção total de grãos e oleaginosas da Ucrânia em 2024 deve diminuir para 77 milhões de toneladas, sendo 54 milhões de toneladas correspondentes a grãos. Na temporada anterior, as exportações ucranianas de grãos somaram aproximadamente 51 milhões de toneladas, superando as 49,2 milhões de toneladas registradas no ciclo anterior.
Fonte: portaldoagronegocio