Sophia @princesinhamt
Agronegócio

ExpoLeite 2024: Uberaba recebe o principal encontro das raças leiteiras

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A cidade de Uberaba (MG) será o palco da 2ª edição da ExpoLeite, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre os dias 21 e 25 de outubro, no Parque Fernando Costa. Com foco total na pecuária leiteira, o evento busca impulsionar a competitividade, eficiência e desenvolvimento técnico do setor, destacando a força e o trabalho do produtor de leite brasileiro.

O evento reunirá exposições de raças leiteiras, julgamentos, concurso leiteiro, palestras, cursos, homenagens e lançamentos de novidades para o segmento. O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, celebra a importância da feira, destacando o sucesso de sua primeira edição. “A ExpoLeite se consolidou no calendário de feiras de Uberaba, a capital do Zebu, e tem papel fundamental no reconhecimento das raças produtoras de leite. Temos muito orgulho de apoiar quem trabalha com responsabilidade para colocar leite de qualidade na mesa dos brasileiros”, afirmou.

Estrutura Indoor e Atividades

A ExpoLeite acontecerá no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, um espaço coberto de mais de 4 mil metros quadrados dentro do Parque Fernando Costa. Nesse local, além da pista de julgamento, haverá estandes para criadores, empresas agropecuárias e de alimentação. “O evento será totalmente integrado, assim como na primeira edição. Os participantes poderão acompanhar os julgamentos e, ao mesmo tempo, realizar negócios em um ambiente único”, explicou Rodrigo Abdanur, diretor Comercial e de Exposições da ABCZ.

Julgamento das Raças

Durante os dias da feira, duas raças serão julgadas por dia, conforme cronograma: Guzerá e Sindi (22/10); Guzerá Leiteiro e Guzolando (23/10); Gir Leiteiro e Girolando (24 e 25/10). “Cada raça terá seu momento de destaque, garantindo que os criadores e participantes possam avaliar as características e qualidade dos animais”, pontuou Carlos Henrique Cavallari Machado, Superintendente Técnico Adjunto da ABCZ.

Disputa pela Vaca Suprema

Seguindo uma tradição das grandes feiras leiteiras, a ExpoLeite contará com o julgamento da Vaca Suprema, título concedido ao melhor animal do evento. “As campeãs de cada raça competirão entre si para conquistar o título. Um jurado experiente será responsável por escolher o animal que melhor representa o biotipo ideal da exposição”, explicou Rodrigo Simões, diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ.

Concurso Leiteiro e Capacitações

A feira também contará com um Concurso Leiteiro para as raças Gir Leiteiro, Sindi, Girolando e Guzolando, cujas ordenhas oficiais começarão no dia 20 de outubro. Serão realizadas 10 ordenhas, com a última prevista para o dia 23.

Em paralelo, a ABCZ oferecerá o Curso de Avaliação Morfológica de Raças Zebuínas Leiteiras, voltado a produtores, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias. O curso, com aulas teóricas e práticas, será realizado no dia 21 de outubro. “Os participantes aprenderão a identificar aspectos morfológicos essenciais para a produção de leite, permitindo uma seleção mais eficaz de animais com aptidão leiteira”, explicou Carlos Henrique.

A programação da ExpoLeite também incluirá palestras técnicas e um workshop sobre Avaliação Linear de Bovinos Leiteiros, em parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).

Leilões e Mercado Genético

Os produtores interessados em aprimorar a genética de seus rebanhos terão a oportunidade de participar de três leilões confirmados durante a ExpoLeite, além de um shopping de sêmen da raça Gir Leiteiro. “Investir em genética é fundamental para garantir melhores resultados na produção, e a ExpoLeite oferecerá oportunidades para que os produtores adquiram animais e material genético de criatórios renomados no país”, destacou Carlos Henrique Cavallari Machado.

A abertura oficial da 2ª ExpoLeite está programada para o dia 23 de outubro, às 8h, no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes. A expectativa é que o evento reúna os principais nomes do setor e fortaleça ainda mais a pecuária leiteira no Brasil.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.