O Brasil deve produzir cerca de 10 bilhões de litros de biodiesel em 2025, conforme estimativa do presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés. “Atualmente, estamos produzindo pouco mais de 9 bilhões de litros. Ao longo dos 20 anos do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), acumulamos uma produção de 77 bilhões de litros de biodiesel, o que representou o esmagamento de 244 milhões de toneladas de soja”, destacou Ferrés durante a abertura da Biodiesel Week, nesta quinta-feira.
Ferrés ressaltou que a aprovação do projeto de lei do Combustível do Futuro, atualmente em tramitação no Senado, deverá impulsionar o crescimento da produção de biodiesel no Brasil de forma “progressiva”. Segundo ele, “o biodiesel é o grande substituto do combustível fóssil, graças ao equilíbrio entre custo e eficiência. Estamos próximos da aprovação do projeto que, embora inicialmente contemple o B20, abre a possibilidade futura de ampliar o mandato até B25.”
Atualmente, o percentual mínimo de mistura de biodiesel ao óleo diesel S10 é de 14%, com previsão de aumento para 15% em 2025.
Fonte: portaldoagronegocio