O setor avícola está em alerta após a confirmação de um foco da doença de Newcastle em uma granja comercial de frangos localizada no município de Anta Gorda, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O caso, que foi detectado no final da semana passada, está gerando preocupações no mercado.
Pesquisadores do Cepea alertam que, se o Brasil enfrentar uma suspensão nas compras internacionais de carne de frango por um período superior a 21 dias, isso poderá resultar em um aumento significativo da oferta interna. Tal cenário poderia provocar uma queda acentuada nos preços, afetando também a competitividade da carne de frango em relação às proteínas bovina e suína.
No curto prazo, o Cepea prevê que ajustes no alojamento das aves serão necessários para lidar com a situação. Atualmente, o Brasil ocupa a posição de maior exportador mundial de carne de frango. No segundo trimestre deste ano, os embarques brasileiros aumentaram 12,1% em relação ao primeiro trimestre e 4,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secex analisados pelo Cepea.
Fonte: portaldoagronegocio