A banana é a fruta fresca mais consumida do mundo, de acordo com a Embrapa. Além de maior consumidor mundial, o Brasil é o quarto maior produtor desse alimento saudável, versátil, fácil de carregar e com preço acessível.
Há diversos tipos de bananas, que variam de tamanho, tonalidade (do verde ao amarelo) e sabor. Mas todas são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas.
Consumir uma ou duas bananas por dia é bastante saudável, mas ingerir a partir de três unidades aumenta a quantidade de calorias e carboidratos na dieta, além de elevar os níveis de potássio no organismo. Por isso, é recomendado consumir com moderação. O ideal é ingerir pelo menos três unidades por semana para obter os benefícios da fruta.
Vale destacar que para manter o peso ou emagrecer é importante ter hábitos saudáveis com uma dieta equilibrada e prática de exercícios regulares.
Veja a seguir os benefícios da fruta:
1. Previne doenças cardiovasculares
Banana contém potássio, que é um mineral importante para a saúde cardíaca. Ele é necessário para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio na dieta. O consumo regular de banana reduz riscos de doenças como AVC ou infartos.
2. Faz bem para o sistema digestivo
A fruta contém flavonoides que atuam na proteção da mucosa gástrica. A banana verde é a mais rica nesses antioxidantes. No fruto verde também há o amido resistente que atua com as fibras, melhorando o trânsito intestinal.
As fibras da banana ajudam a regular as funções intestinais e se ligam aos resíduos e toxinas no interior do trato digestivo, ajudando na sua eliminação. Além disso, a banana é um alimento fácil de digerir e ajuda a repor o potássio, que é perdido durante episódios de diarreia ou vômito.
3. Aumenta a saciedade
A banana contém fibras alimentares que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Por isso, consumir regularmente diminui a fome e contribui indiretamente com a perda de peso. Estudos mostram que a fibra pectina e a ingestão de amido resistente —encontrado na banana verde — reduzem o consumo de alimentos.
4. Melhora o humor
Alguns alimentos contribuem com a melhora do humor e aumento do bem-estar. Entre eles, está a banana, por conter triptofano, um aminoácido que ajuda na síntese do neurotransmissor serotonina, que é conhecido como o “hormônio da felicidade”.
A fruta também é fonte de vitamina B6, que auxilia na qualidade do sono e tem magnésio, que ajuda a diminuir a tensão muscular. Por isso, também ameniza os sintomas de ansiedade.
5. Reduz câimbras e dores musculares
As câimbras são contraturas musculares súbitas, dolorosas e involuntárias. Um das causas são as deficiências nutricionais de alguns minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.
Consumir bananas ajuda a repor esses minerais, principalmente o potássio. Ingerir de uma a duas bananas antes da atividade física pode reduzir o surgimento de câimbras e dores musculares após o treinamento.
6. Pode ser benéfica para a visão
As bananas contêm vitamina A, que é um nutriente importante para os olhos. Ela melhora a visão noturna, preserva as membranas oculares e afasta o risco de degeneração macular, que compromete a visão em pessoas mais velhas.
Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); Audie Nathaniel Momm, nutrólogo do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE); Lígia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; e Amanda Mineiro, nutricionista do HCor.
*Com informações de reportagem publicada em 16/09/2020
Fonte: uol