Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Temporada de Trigo Ucraniano se Inicia com Preços Elevados: Análise do Mercado

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os preços iniciais do trigo ucraniano para a safra de 2024 deverão ser entre 3% e 8% mais em relação ao ano passado, conforme análise da consultoria ASAP Agri divulgada na segunda-feira. No entanto, há uma tendência de queda nos preços ao longo da temporada.

Para o trigo de moagem com teor de proteína de 11,5%, a consultoria prevê um de 8% em relação ao ano anterior. Já o trigo destinado à ração animal pode ter um incremento de 3%.

A colheita de trigo da Ucrânia para 2024 está projetada em 21 milhões de toneladas, uma redução em comparação às 22,5 milhões de toneladas colhidas em , reflexo de uma área de semeadura menor.

“Embora os preços estejam mais altos em relação ao ano passado, observamos uma tendência de baixa, pois a campanha de colheita já começou nas regiões de Odesa, Mykolaiv e Dnipro”, afirmou a ASAP Agri.

No sábado, o ministro interino da Agricultura, Taras Vysotskiy, anunciou que os agricultores das regiões do sul da Ucrânia iniciaram a colheita de grãos de 2024. Tradicionalmente, a colheita de grãos na Ucrânia começa na segunda quinzena de junho.

A consultoria APK-Inform relatou uma ligeira queda nos preços de exportação do trigo ucraniano para moagem com 12,5% de proteína, que agora estão em média a 230 dólares por tonelada FOB Mar Negro. O trigo com 11,5% de proteína custa, em média, 227 dólares por tonelada FOB.

“O progresso da campanha de colheita e a desaceleração do comércio exercerão alguma pressão sobre os preços”, acrescentou a consultoria.

Na semana passada, o da Ucrânia revisou para cima sua previsão para a safra de grãos de 2024, de 52,4 milhões de toneladas para 56 milhões de toneladas, refletindo uma expectativa positiva em termos de produção agrícola.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.