O filho do líder do , João Pedro Stédile, foi nomeado para cargo de confiança no gabinete do deputado federal João Daniel (PT-SE). Rafael Almeida Stédile foi escolhido para ocupar a função de secretário parlamentar na quarta-feira 28, conforme publicação em boletim oficial do Legislativo.
De acordo com o portal Metrópoles, o filho de Stédile já foi empossado na Câmara dos Deputados e vai receber salário mensal de R$ 10,8 mil.
Formado na Escola de Comunicações e Artes da , Rafael Stédile é fotógrafo. Ele tem alguns trabalhos publicados, inclusive relacionados ao MST. Suas fotos de João Pedro Stédile são usadas com frequência para divulgar atividades do movimento.
Questionado pelo jornal O Globo sobre a escolha do filho de Stédile para o cargo, o deputado federal João Daniel afirmou que Rafael é um “grande profissional” e um “bom quadro político”. Ele também afirmou que não teve participação do líder do movimento sem terra na escolha para o cargo.
João Daniel tomou posse para seu segundo mandato como deputado depois de uma disputa judicial com o delegado André David (Republicanos-SE) pelos votos da ex-vice-governadora de Sergipe Eliane Aquino, considerada inelegível.
Ele também é dirigente do PT em Sergipe. Em nota, o deputado afirmou que, apesar do parentesco com o líder do MST, Rafael Stédile não é militante do movimento nem está ligado a partidos políticos.
“Rafael Stedile é formado em publicidade e trabalha como fotógrafo autônomo há mais de 10 anos no mercado corporativo e contribui com movimentos sociais”, disse João Daniel, em nota. “Apesar de ter uma trajetória de trabalhos ligados a questões políticas, não é filiado a nenhum partido e não é militante do MST.”
Segundo o deputado, as funções de Stédile em seu gabinete serão, apenas, “tarefas técnicas de Comunicação”.
+
Fonte: revistaoeste