A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A atual edição do Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
“Os machos estavam muito pesados, com média de 22,6 arrobas. Tivemos 71% dos bois apresentando cobertura de gordura mediana e 65% com até dois dentes incisivos permanentes – cerca de 2 anos de idade”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.
O campeonato de machos foi vencido por Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi, que fica localizada em Cáceres (MT).
“Buscamos intensificar a produção cada vez mais em nossa fazenda. Tentamos buscar os melhores animais do mercado para ter uma etapa de engorda eficiente, para podermos atender aquilo que o frigorífico deseja. A premiação dos nossos animais nesta etapa mostra que nossa preocupação dá resultado”, conta Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi.
As medalhas de prata e bronze foram para Luiz Andress Soares, da Fazenda Água Rica, de Indiavaí (MT) e para João Paulo Pereira, da Fazenda Paturi, de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
“As fêmeas inscritas na etapa eram bem jovens. Prova disso é que 98,5% possuía até dois dentes, com 71% apresentando dentição de leite – o que significa que possuíam menos de 24 meses de idade. A cobertura de gordura mediana foi outro destaque: 96% delas tinham essa característica. Além disso, elas pesaram mais de 14 arrobas em 60% dos casos, levando à média de 15,2 arrobas”, relata André.
Gustavo Nakai de Magalhães e Ribeiro, da Fazenda São José, de Cáceres (MT), foi o grande vencedor do campeonato de fêmeas, tendo recebido, além da Medalha de Ouro, a Medalha Ouro Branco, conferida aos lotes de fêmeas até quatro dentes e machos castrados até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas. A carne dos animais é coletada para a realização de análises laboratoriais e geração de informações sobre sua qualidade, principalmente em características sensoriais.
Luis Cassorla, da Fazenda São Luiz, de Cáceres (MT) recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 05 de outubro – Friboi – Diamantino (MT)
- 10 de outubro – Friboi – Barra do Garças (MT)
- 11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)
- 13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)
- 14 de outubro – Friboi – Marabá (PA)
- 18 de outubro – Friboi – Naviraí (MS)
- 20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)
- 21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
- 25 de outubro – Friboi – Lins (SP)
- 27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)
- 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
- 07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
- 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
- 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
- 16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
- 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
- 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
- 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
- 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
- 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.