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Agronegócio

Katira: A grande produtora e comercializadora de limão em expansão no mercado nacional

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A empresa que atende principalmente as regiões sul, sudeste e centro-oeste e está presente nas principais redes supermercadistas destas localidades, pretende expandir ainda mais, sempre prezando pela qualidade.

“Queremos expandir de forma consciente e manter a nossa qualidade, por isso focamos 100% no mercado nacional”, explica o diretor da Katira, Júlio César Del Grossi, Diretor Comercial da Katira. 

De origem familiar, a história da empresa começa em 1974, no Ceasa de Contagem (MG). Alguns anos depois é criado o primeiro o packing house próprio, na Fazenda São José, em Taquaritinga (SP) – onde hoje é a sede da companhia -, em seguida é iniciada a produção própria de frutas cítricas e em 1990 é inaugurada a segunda loja, em Curitiba (PR). Atualmente mais de 50% da produção e 90% da comercialização da Katira é com foco no limão tahiti. 

Esse processo de expansão é acelerado, a partir de 2016, quando a empresa decide abrir mercado para vender para grandes redes supermercadistas. Hoje, depois de sete anos, já está presente nas principais redes de varejo no eixo centro-sul do país.

Somente em 2022, foram produzidas mais de 600 mil caixas DE 27,2kg e a comercialização de quase 1 milhão de caixas de 20kg, isso representou um crescimento na produção de 77%, em relação aos últimos 3 anos e 264%, em relação aos últimos 5 anos. Quanto à comercialização, houve um incremento de 55%, em relação aos 3 últimos anos e 305% em relação aos últimos 5 anos.

“Esse crescimento deve muito aos diferenciais da nossa marca, os quais podemos destacar a qualidade, com a utilização de máquinas mais modernas, muitas dessas importadas, que nos auxiliam na seleção, classificação da fruta com maior qualidade e detectando defeitos internos e externos, por meio de infravermelho”, comenta Del Grossi

A transparência da marca com a qualidade é outro ponto de destaque, a Katira também utiliza da rastreabilidade em todas as embalagens. Desta forma, o consumidor tem a informação sobre origem do produto, desde o campo até a gôndola do mercado, assim como a preocupação com a segurança alimentar, garantindo que os defensivos agrícolas sejam utilizados somente no campo, respeitando as dosagens e tempo de carência. Após a colheita os frutos não são manuseados manualmente e passam por processos rigorosos, que são auditados a fim de garantir a segurança do processo, juntamente às análises biológicas e químicas, realizadas por laboratórios credenciados.

Sustentabilidade

A preocupação com sustentabilidade está presente no processo de produção. Desde o descarte correto da fruta até a destinação correta da polpa e óleo. Além disso, as embalagens para transporte são reutilizáveis, por isso as caixas são plásticas, grande parte são próprias e higienizadas a cada uso, e uma outra parte alugada, com fornecedores que também adotam essas práticas. 

Fonte: portaldoagronegocio

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