Excluir açúcar da alimentação é praticamente impossível e, além disso, nada saudável para o processo de emagrecimento. Por isso, o que deve estar no seu foco é a redução da quantidade consumida. E você pode começar pelos momentos em que açúcar não faz nenhuma falta, como naquele cafezinho para animar o começo do dia ou logo depois do almoço.
Dá uma olhada nessas três dicas para fazer o paladar se adaptar à mudança de sabores, extraídas de reportagem de VivaBem:
Vá devagar! Uma reeducação gradativa das papilas gustativas tem mais chance de dar certo. Tire um pouquinho de açúcar de cada vez, sem pressa. Esses receptores presentes na língua permitem sentir os sabores e devem ser “reiniciados” após serem expostos a uma quantidade excessiva de açúcar.
Use outros adoçantes Tente novas formas de adoçar o café: canela, cravo e mel, por exemplo, para realçar aromas e características que podem passar despercebidos na presença de açúcar.
Teste o paladar Explore bebidas feitas a partir de grãos selecionados e combinações (blends) que realçam as qualidades e o sabor do café. Se ainda assim for difícil, dilua um pouco com água depois de pronto.
Quer receber gratuitamente em seu email dicas de alimentação saudável e perda de peso? Cadastre-se na (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)newsletter de VivaBem e leia conteúdos como esse todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, quem é (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)assinante UOL recebe 5 menus exclusivos de Cardápios para Emagrecer, programa para perda de peso saudável, lista de compra com os ingredientes da dieta e receita. Veja os cardápios desta semana: