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Agronegócio

Barenbrug atinge 79,81 pontos na metodologia NPS na safra 21.22 e se iguala às mais bem ranqueadas do Brasil

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Barenbrug atinge 79,81 pontos na metodologia NPS na safra 21.22 e se iguala às mais bem ranqueadas do Brasil

Entender como o serviço e os produtos estão sendo vistos pelos clientes é importante para a jornada de qualquer empresa, independente do setor. Para a Barenbrug do Brasil não poderia ser diferente.

A Barenbrug procura oferecer um serviço diferenciado, no pré e no pós-venda, com o cliente no centro do negócio. Com o intuito de compreender a experiência do cliente e a relação com a marca, a empresa líder global em soluções forrageiras adota a metodologia NPS (Net Promoter Score) em suas pesquisas de satisfação.

O resultado obtido pela Barenbrug no Brasil, na safra 21.22, foi um sucesso: o índice atingido foi próximo a 80 pontos, o que evidencia o alto grau de satisfação do cliente com a marca do início até o fim de sua relação comercial. A empresa alcança um patamar similar às empresas mais bem ranqueadas em um do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

“Entender o nível de satisfação de nossos clientes nos faz ficar atentos aos nossos pontos de melhoria e aos nossos pontos fortes no atendimento e serviços prestados. Cliente satisfeito é reflexo do alinhamento com nossa missão, nossa visão e diretrizes estratégicas, que colocam o cliente no centro de nosso negócio”, comenta Álvaro Peixoto, Diretor Geral da Barenbrug no Brasil.

O que é NPS?

Criado em 2003, o NPS é um índice desenvolvido por Fred Reichheld nos EUA, com objetivo de medir a fidelidade do consumidor para qualquer tipo de empresa ou marca. A métrica ficou muito popular devido a sua simplicidade.

Ao redor do mundo empresas de diferentes setores e tamanhos adotam o NPS não só para medir a lealdade de seus clientes, mas também como indicador chave de desempenho da empresa.

Como o resultado da NPS é calculado?

O NPS é classificado por meio da pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa ou marca?”

O cálculo é feito a partir da fórmula:

nps-formula

Clientes Promotores: são aqueles que dão nota 9 ou 10. Mostrando que estão satisfeitos com a sua empresa/marca, falam bem e sempre que tiverem a oportunidade voltarão a comprar.

Clientes Neutros: são aqueles que dão notas 7 ou 8. Normalmente até gostam e consomem a empresa/marca, mas não são fiéis, se a concorrente oferecer serviços que acreditem ser melhor irão comprar da concorrente.

Clientes Detratores: são aqueles que dão notas entre 0 e 6. Indicam que não estão satisfeitos, criticam a empresa em público e não voltariam a fazer negócio.

Com as contas feitas e o NPS em mãos é possível fazer uma análise e entender melhor o desempenho da empresa.

Em resumo, pontuações negativas de -100 a -1 indicam que a empresa possui uma performance ruim e inúmeros problemas. Quando os pontos estão 0 e 49 há necessidades de melhorias, mas a atuação é considerada razoável. Pontuação entre 50 e 75 indica que há uma avaliação muito boa dos clientes, mas com espaço para melhorias. E o NPS entre 75 e 100 demostra um desempenho excelente por parte da empresa – os clientes, além de estarem satisfeitíssimos com os serviços e produtos, ainda são promotores da marca.

Ranking Nacional de Atendimento ao Cliente

O Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com a Revista Exame, realiza um estudo que ranqueia(https://ibrc.com.br/ranking/) as melhores e piores empresas do Brasil em relação ao atendimento ao cliente.

Segundo o último estudo publicado em 2020, as dez empresas mais bem avaliadas do Brasil foram: Natura 80,87 pontos; Renault 80,19 pontos; O Boticário 79,13 pontos; Coca-Cola 78,61 pontos; Netflix 78,4 pontos; Nubank 78,24 pontos; Fleury 77,35 pontos; Fedex 77,24 pontos; Samsung 76,63 pontos; Hyundai 76,56 pontos.

Baseado neste último dado da IBRC, pode-se dizer que a Barenbrug do Brasil figura entre as Top 3 do Brasil na avaliação NPS, sendo, desta forma, a única empresa do agronegócio a figurar entre as melhores do Brasil.

Resultado do índice NPS na Barenbrug do Brasil na safra 21.22 

A Barenbrug do Brasil realizou a pesquisa durante o ano safra 21.22 (01/07/21 a 30/06/22) com clientes de 20 estados (BA, DF, ES, , MA, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SE, SP, TO), totalizando 104 respondentes.

Além da pergunta principal “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa?”, a Barenbrug utiliza também a metodologia C-Sat (Custumer Satisfaction), ou seja, faz perguntas qualitativas para avaliar mais quesitos, tais como: disponibilidade dos produtos no ato da compra, , estabelecimento das sementes; atendimento comercial recebido; satisfação das informações passadas; do plantio e inovação tecnológica.

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Tabela de resultado geral da Pesquisa NPS da Barenbrug na safra 21.22

Na média das respostas, a Barenbrug conquistou uma pontuação de aproximadamente 80 pontos no NPS.

A Barenbrug do Brasil conquistou a pontuação de 79,81 no NPS, se equiparando à Natura e Renault, as duas empresas mais bem avaliadas na métrica do NPS publicada no de 2020, segundo o Ranking Nacional de Atendimento ao Cliente.

“Encontramos, através da pesquisa de satisfação, pontos de melhoria que devemos atuar, buscando sempre a excelência e respeito ao nosso cliente final. Também recebemos feedbacks positivos que reforçam os nossos acertos. É um reflexo prático de nossa traçada”, ressalta Lucas Bezerra, supervisor de Atendimento ao Cliente da Barenbrug do Brasil, responsável pela aplicação do Net Promoter Score na empresa.

A pontuação alcançada condiz com a visão e estratégia adotada pela empresa líder global em soluções forrageiras de colocar o cliente no centro de seu negócio, oferecendo uma base sólida de parceria e confiança.

O atendimento comercial e o pós-venda são, certamente, diferenciais da Barenbrug. A empresa acredita que a pesquisa da satisfação e o relacionamento íntimo com o produtor rural são formas de mensurar suas ações para, desta forma, seguir pelo melhor caminho na missão de entregar a melhor e mais completa solução ao produtor rural.

“Cliente feliz gera um ciclo virtuoso e sustentável de negócio, já que ele volta a comprar e indica a empresa para seus vizinhos e conhecidos”, finaliza Álvaro Peixoto.

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