Pesquisa realizada pelo Instituto Percent Brasil mostrou que o primeiro mandato do governador Mauro Mendes é aprovado por 81,2% da população várzea-grandense.
A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (23.12). Conforme os dados, 55,6% consideram a gestão boa; 21,6% regular; e 4% ótima. Outros 10,6% consideraram ruim e 6,4% péssima. Os que não souberam ou não responderam somaram 1,8%.
“Fico muito feliz com essa pesquisa, e não por uma questão pessoal, mas por saber que o trabalho que estamos fazendo está chegando na ponta, e melhorando a vida dos mato-grossenses e várzea-grandenses”, afirmou o governador.
Mauro Mendes, que inicia mais um mandato a partir de 2023, destacou o grande volume de investimentos na cidade como um fator determinante para essa boa avaliação. No total, o Governo do Estado já aplicou mais de R$ 1 bilhão em investimentos para Várzea Grande desde o início da atual gestão.
“Ainda temos muito o que fazer pelo município e nos próximos quatro anos continuaremos fazendo todos os investimentos necessários para que Várzea Grande continue crescendo e, principalmente, para que os várzea-grandenses tenham serviços públicos melhores”, pontuou.
A pesquisa foi realizada pela PercentBrasil entre os dias 10 e 12 de novembro na cidade de Várzea Grande. Ao todo, 500 pessoas foram ouvidas e a idade dos entrevistados varia entre 16 e 60 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro para 4,38%.
Investimentos
As ações do Governo em Mato Grosso contemplaram todas as áreas. Na Saúde, por exemplo, foi ampliado e reformado o Hospital Metropolitano; na Educação, 20 escolas receberam reformas, reparos, manutenção e adequações, uma escola nova está com construção em andamento, duas em licitação e outras seis devem ser ampliadas e reformadas.
A Infraestrutura também merece destaque com a entrega da duplicação da Avenida Filinto Muller, do asfalto novo em 61,17 mil m² da Avenida Universitária, no bairro Jardim do Sol, e nos 13,4 km da MT-351, que permite o acesso aos distritos de Capão, Aguaçu e Limpo Grande.
Ainda está em andamento a construção de uma ponte sobre o Rio Cuiabá, com 320 metros de extensão, entre o Parque do Lago (Várzea Grande) e Parque Atalaia (Cuiabá); além da pavimentação e recuperação asfáltica de 60 km em ruas de 20 bairros, em parceria com a Prefeitura.
O grande volume de obras e ações também ocorre nas demais áreas, como Segurança, Assistência Social e Cultura, Esporte e Lazer.
Fonte: GOV MT
A Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou na tarde de sexta-feira (23.12) o terceiro processo de captação de órgão coordenado pela equipe estadual em 2022. Com a decisão da família do ente falecido pela doação de órgãos, um paciente do Distrito Federal ganhou uma nova chance de vida.
O protocolo teve início após notificação de diagnóstico de morte encefálica em um hospital particular de Cuiabá, no dia 20 de dezembro. Após todos os procedimentos necessários, e a comunicação da opção pela doação de órgãos, foi feita a oferta para a Central Nacional de Transplantes, que realizou a busca e identificou um receptor compatível para o fígado.
Na manhã de sexta-feira (23.12), uma equipe captadora do Distrito Federal se deslocou até Cuiabá para realizar a cirurgia de retirada do órgão, que foi bem sucedida. O fígado foi captado no período da tarde e a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) prestou suporte para garantir o transporte rápido e seguro do órgão e da equipe no trajeto do hospital até o Aeroporto Marechal Rondon.
“Nos solidarizamos com a família que se despediu de um ente querido e desejamos que toda a nossa gratidão pelo nobre gesto de doação possa confortá-los, assim como a certeza de que, apesar da dor, foi possível proporcionar esperança e melhor qualidade de vida para uma pessoa e toda sua família”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.
A Secretaria de Estado de Saúde tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com ampliação da equipe, implantação da Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados da capital e interior. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos nos próximos meses.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Daniely Beatrice, enfatiza a importância do serviço realizado pelas equipes do Estado, e reforça que, sem a doação da família do ente falecido, não seria possível dar uma chance de vida a outra pessoa.
“É imprescindível a conscientização da população na hora de tomar a decisão pela doação de órgãos. Fica o nosso apelo para que, em vida, as pessoas conversem sobre o assunto com amigos e familiares, sinalizando o interesse de ser um doador. Essa é uma atitude simples e que pode salvar muitas vidas”, reforça.
A gestora ainda destaca a importância da captação de órgãos no Estado e explica que a Central auxilia durante todo o processo, com o objetivo de deixá-lo amplamente conhecido por todos os hospitais do Estado.
“Por meio da captação de órgãos, podemos ajudar no andamento da fila de espera nacional para transplantes. Por isso, é muito importante a população entender que somente a doação de órgãos faz a fila andar e mais pessoas poderem, dessa forma, receber o tão esperando transplante”.
A Central Estadual também enfatiza a importância dos hospitais notificarem todas as prováveis mortes encefálicas e fecharem este diagnóstico; este é um direito do paciente e, uma vez que diagnosticada a morte encefálica, é possível ofertar à família a possibilidade da doação de órgãos e tecidos.
Transplantes em Mato Grosso
Atualmente, os pacientes de Mato Grosso que precisam de transplante de rim e outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem transplantados em outros Estados. Os gastos com locomoção e uma ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente são pagos pela SES.
O transplante de córneas, porém, pode ser feito em Mato Grosso. Até outubro de 2022, foram realizados 165 transplantes de córnea no Estado.
Fonte: GOV MT
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento