Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Wall Street opera próxima da estabilidade aguardando dados sobre preços ao produtor

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os contratos futuros dos principais índices de Wall Street registravam leve oscilação nesta quinta-feira, enquanto investidores aguardavam a divulgação dos dados de preços ao produtor nos Estados Unidos. O indicador é fundamental para avaliar os próximos passos do Federal Reserve em relação à taxa de juros, especialmente após os números divulgados no dia anterior. Paralelamente, a possibilidade de negociações para encerrar a guerra na Ucrânia estimulava maior apetite por risco no mercado financeiro.

O foco dos investidores recai sobre o relatório do índice de preços ao produtor referente a janeiro, previsto para as 10h30 (horário de Brasília). Economistas consultados pela Reuters projetam um avanço de 0,3% na comparação mensal.

Na quarta-feira, a divulgação do índice de preços ao consumidor revelou a maior alta em quase um ano e meio, reforçando a mensagem do Federal Reserve de que não há urgência em reduzir as taxas de juros no curto prazo.

“Embora o Fed esteja ciente do padrão de força da inflação no início do ano, os dados não devem aliviar as preocupações da instituição, especialmente diante do aumento da demanda por mão de obra, do crescimento das expectativas inflacionárias e dos impactos futuros das tarifas”, afirmaram economistas do BNP Paribas em relatório.

Diante da alta da inflação, o presidente dos EUA, Donald Trump, que assumiu o cargo em 20 de janeiro e fez campanha com a promessa de conter os preços, afirmou que os dados mais recentes não devem ser atribuídos ao seu governo.

O chair do Fed, Jerome Powell, em seu segundo dia de depoimento ao Congresso, destacou que os números reforçam a necessidade de manter a cautela, uma vez que a luta contra a inflação ainda não está concluída.

Atualmente, os mercados precificam apenas um corte de 25 pontos-base nos juros pelo Fed ao longo deste ano, segundo dados da LSEG.

No cenário geopolítico, Trump afirmou que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, demonstraram interesse em um possível acordo de paz durante conversas telefônicas separadas na quarta-feira.

Nos mercados futuros, o S&P 500 operava estável, enquanto o Nasdaq 100 avançava 0,14% e o Dow Jones registrava alta de 0,06%.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.