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VLI inicia ampliação de pátio ferroviário em Aracruz para melhorar logística de transporte de cargas

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Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37 milhões na ampliação do pátio de manobras e na edificação de uma estrutura para reparos leves em vagões, além de contrapartidas sociais acordadas com a comunidade local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vale e a VLI e a previsão é de que as obras sejam finalizadas ao longo do segundo semestre. 

“Esta é mais uma solução que visa gerar valor para o negócio dos nossos clientes, como é o caso da LD Celulose, cuja operação foi iniciada em 2022 trazendo, por ferrovia, celulose solúvel diretamente da fábrica da LD, no Triângulo Mineiro. A ampliação do pátio permite a circulação de trens em sentidos opostos, com segurança e sem necessidade de parada, resultando em ganhos de eficiência para a operação”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Leste da VLI, Diego Zanella.

A estrutura de reparos leves de vagões também representará um incremento de eficiência, uma vez que permitirá consertos de menor complexidade – como troca de peças e de rodeiros – sem a necessidade de movimentação do material rodante até a oficina da VLI instalada em Cariacica, também no Espírito Santo.

Além das obras de melhorias ferroviárias, a VLI e a Vale entregarão uma série de contrapartidas à comunidade local. Entre elas estão a realocação de uma passagem em nível na região, com obras de pavimentação e iluminação; a vedação da área operacional, o que representará um reforço de segurança tanto para os moradores quanto para a operação; a instalação de equipamentos de recreação e atividade física em Barra do Riacho; e o asfaltamento da rua de acesso ao pátio, entre outros pontos.

LD Celulose e operações da VLI no ES

Para realizar o transporte de carga para a LD Celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo, a VLI investiu cerca de R$ 400 milhões na aquisição de 215 vagões exclusivos para a LD e nove locomotivas para aumentar a capacidade de transporte de carga no Corredor Centro-Leste – o que também representa um forte estímulo à indústria ferroviária nacional.

Além deste fluxo, a VLI estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo. Exemplo disso é o anúncio realizado neste ano de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória. O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. 

Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.

Fonte: portaldoagronegocio

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