Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em conjunto com profissionais da saúde de Lucas do Rio Verde, iniciaram nesta quarta-feira (27) novas ações de investigação em praças e espaços públicos da cidade. O trabalho busca identificar a causa de irritações na pele relatadas por diversos moradores que procuraram as unidades básicas de saúde após apresentarem sintomas semelhantes a uma dermatite alérgica. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
De acordo com a Supervisora da Atenção Básica de Saúde do município, enfermeira Cláudia Engelmann, os profissionais do Estado estão realizando a coleta de materiais para análise laboratorial. A primeira ação ocorreu logo nas primeiras horas da manhã, na praça do bairro Bandeirantes, mas outras áreas públicas também passarão por vistoria nos próximos dias.
“Pedimos para que a população evite o uso das praças e gramados, até termos mais informações sobre o agente causador. E, caso alguém apresente sintomas como coceira e vermelhidão na pele, é fundamental procurar uma unidade de saúde para notificação. Essas informações são importantes para sabermos onde a pessoa esteve e, assim, conseguirmos entender o que está acontecendo em nosso território”, orientou Cláudia.
Entre as hipóteses levantadas pelos técnicos estão fezes de animais, especialmente de pássaros, pólen de árvores ou até mesmo algum tipo de praga que possa estar presente nos ambientes públicos.
As investigações seguem nos próximos dias e os resultados das análises deverão auxiliar as autoridades de saúde na definição das medidas preventivas e de controle a serem adotadas no município.
ASSISTA>
Ver essa foto no Instagram
Fonte: cenariomt