A Toyota deixa de vender o Yaris no Brasil, tanto na versão hatch quanto na sedã antes de lançar o SUV compacto Yaris Cross, que terá versão híbrida flex cujo lançamento está sendo esperado para outubro. Apesar de ter saído do mercado brasileiro, a versão hatch ainda é fabricada em Sorocaba (SP) para exportação.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota GR Yaris 2026 chega à Argentina antes do Brasil; veja preço
As unidades que vinham sendo vendidas do Yaris no Brasil estavam em estoque, que foi se esgotando desde o início de 2025, uma vez que a produção para o mercado brasileiro foi encerrada no final de dezembro de 2024.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
De acordo com o ranking AUTOO, o hatch saiu de 610 unidades vendidas para apenas 16 em julho. E o sedã, de 731 para 31, respectivamente. Embora o Yaris ainda conste no site da Toyota, já não faz mais parte da tabela oficial de preços de agosto.
O Yaris foi lançado no Brasil em 2018, como uma opção mais sofisticada que o Etios entre os compactos. Teve relativo sucesso, vendido com motores 1.3 ou 1.5 que funcionam com câmbio manual ou automático, do tipo CVT, conforme a versão.
Yaris Cross vem aí
Imagem: Divulgação
A saída das configurações hatch e sedã do Yaris abre espaço para chegada do SUV compacto, que terá versão híbrida flex e deverá dar trabalho aos concorrentes, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, entre outros.
O novo SUV compacto da Toyota também será fabricada em Sorocaba (SP) e estará no Salão do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro. Sabe-se que o Yaris Cross será bem parecido com o que fo lançado na Àsia, em 2023, com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,62 m.
O desenho também, será o mesmo do modelo asiático e, no Brasil, haverá pelo menos uma versão híbrida, seguindo os passos do Corolla Cross, com motor 1.5 flex que funciona em conjunto com outro elétrico.
Assim como no Corolla Cross, espera-se que no sistema de transmissão esteja incluído o câmbio automático do tipo CVT e tração dianteira. O sistema híbrido não precisará ter as baterias carregadas na tomada, já que receberão energia dos freios e do movimento das rodas. Já as baterias são de íons de lítio e têm capacidade para 0,7 kWh.
Mais detalhes sobre o Yaris Cross deverão surgir em uma data mais próxima do lançamento, que será um dos mais aguardado do ano e o principal da Toyota no Brasil nos últimos anos.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo