Tecnologia

Robô com Inteligência Artificial reduz desperdício de água e detecta vazamentos sem danificar o asfalto

2024 word3

A tecnologia usada para o bem. Um robô com IA (inteligência artificial), que identifica e ajuda a combater o desperdício de água e vazamentos, já trabalha ativamente no Espírito Santo, em São Paulo, no Ceará, na Bahia, na Paraíba e no Distrito Federal.

O robô trabalha diretamente nas tubulações, sem precisar de cortes nem grandes aberturas no asfalto. Ele tem um sistema guiado por controle remoto.

De acordo com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), a tecnologia utilizada no equipamento é alemã e custa aproximadamente R$ 10 milhões.

O robô

O robô é considerado um Método Não-Destrutivo (MND) para substituição de redes de água.  Ele reduz prejuízos causados por vazamentos, por exemplo.

O robô tem aproximadamente 1 metro de altura. Pequenininho, mas esperto, com ajuda humana, é claro.

O técnico que o opera usa um computador com um controle remoto e acompanha o trabalho por meio de uma tela.

O equipamento entra na com uma peça semelhante a um ástico, coloca no local do vazamento indicado pelo mapeamento e aquece o material rente à parte interna da tubulação danificada.

E ele faz tudo isso sem exigir a interdição da rua para fazer a manutenção.

Expansão

O projeto está em expansão no país. Por enquanto, segundo o presidente da Cesan do Espírito Santo, Munir Abud de Oliveira, existem poucas unidades em operação em cidades brasileiras.

No Espírito Santo, o robô vai atuar exclusivamente na recomposição de rede de água. Na prática diretamente com água tratada que chega nas casas, como nas caixas, pia e chuveiro.

Pelos da empresa capixaba, aproximadamente 40% da água tratada se perdem por causa de  vazamentos e ligações irregulares, o chamado “gato”.

2024 word3

Olha como o robô com IA ajuda a combater desperdício de água e vazamento em cidades brasileiras (Crédito: Cesan/ES)

2024 word3

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo