
Um dos projetos mais impactantes em termos de desenvolvimento humano da SLC Agrícola, o Educação Para Jovens e Adultos (EJA), chegou neste ano a todas as fazendas da companhia, atingindo mais de 1.100 colaboradores desde o início de sua implantação. Somente neste ano, 446 alunos foram matriculados nos cursos do EJA, nas 22 fazendas da companhia, sendo que 117 deles encerraram os estudos nos ensinos Fundamental ou Médio, aproveitando a oportunidade de concluir sua formação pessoal com escola junto ao local de trabalho.
O EJA é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa de Educação Inclusiva da SLC. O programa teve início em 2017, focado nos colaboradores das fazendas que interromperam os estudos em algum momento de suas vidas, desencorajados pelas longas distâncias na área rural ou outros motivos. A iniciativa tem o objetivo de acolher, incluir e desenvolver os seus colaboradores para que se sintam produtivos e aptos a novas oportunidades de crescimento na carreira.
Para as aulas do EJA, o programa também disponibiliza os Espaços de Inclusão Digital (EIDs), que visa a facilitação do acesso dos colaboradores à internet, com ferramentas digitais, computadores e cursos diversos. É um compromisso da empresa com o bem-estar pessoal e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, a partir da educação e do conhecimento.
Os EIDs foram lançados na SLC Agrícola com o objetivo de oferecer ensino à distância aos colaboradores das fazendas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores ao inseri-los no contexto digital, além de promover maiores chances de desenvolvimento profissional. Atualmente, a SLC disponibiliza um total de 24 Espaços de Inclusão Digital em 21 fazendas. Nas fazendas Pantanal (MS), Pamplona (GO) e Pampeira (MT), onde há mais de uma sede, há também dois EIDs.
Além de recursos de autogerenciamento de seu aprendizado e desenvolvimento, a plataforma oferecida pela empresa conta com cursos EAD comportamentais e técnicos, disponíveis a todos colaboradores. Também existe a opção de realizar cursos externos, de forma online, nas mais diversas áreas.
“O Programa de Educação Inclusiva da SLC Agrícola e a adesão que o EJA e os EIDs recebem dos colaboradores reflete a crença que temos na educação e formação dos indivíduos, como profissionais e cidadãos, possibilitando que ampliem a sua visão da realidade por meio da aprendizagem”, afirma Déa Machado, gerente de Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing da SLC.