A bancada federal de Santa Catarina garantiu o repasse de mais de R$ 95 milhões para enfrentar as chuvas e enchentes que afetam o estado. Este montante é fruto de um pedido do governador Jorginho Mello aos deputados e senadores catarinenses. Os recursos serão destinados ao melhoramento fluvial e à construção de diques nas cidades do Alto Vale e Médio Vale do Itajaí. O valor faz parte do Orçamento da União e será liberado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“Este repasse é resultado do entendimento com os parlamentares catarinenses, que atenderam ao pedido não só do governador, mas principalmente da população que nos elegeu. Nosso governo está em busca de maneiras e recursos para enfrentar este problema histórico das enchentes e aliviar a situação da população”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, ressaltou que os recursos fortalecerão ainda mais as ações de prevenção e proteção. “Este aporte complementa o trabalho que a Defesa Civil está realizando junto à população catarinense. Nossa missão é entender as necessidades dos municípios e ser um braço estendido no quesito proteção. Queremos melhorar a mitigação, evitar enchentes e criar um futuro melhor, especialmente para os municípios do Vale do Itajaí, que tanto sofrem com eventos adversos”, destacou Souza.
Desde o último dia 11 de maio, iniciou-se o processo de dragagem do Rio Itajaí-Açu. Esta ação visa melhorias que mitiguem e previnam as cheias no Alto Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas de Santa Catarina. A medida busca evitar que cenas como as das enchentes de 2023 voltem a se repetir no Vale do Itajaí como um todo.
Fonte: portaldoagronegocio