A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), resgatou três animais abandonados na Rua X, que dá acesso ao bairro Santa Terezinha, via ainda não habitada e onde a população costuma descartar todo tipo de material, ignorando os serviços de limpeza executados pela gestão municipal.
O atendimento aconteceu na tarde de quarta-feira (3). Os animais, uma cadela e dois filhotes, foram encaminhados diretamente para avaliação clínica conforme o sistema padrão, apesar de aparentemente estarem bem. Atestadas as condições de saúde, foram acolhidos em lar temporário para os demais cuidados, incluindo vermifugação e vacinação. A fêmea será incluída no programa de castração.
Eles estavam recebendo suporte com alimentos e água, graças a dois senhores: Luiz Rodrigues das Neves, do bairro Parque Cuiabá, que encontrou os animais ao passar pelo local na rota de trabalho para o Jardim Industriário, e Lourival Ferreira Peixoto, morador do bairro Santa Terezinha. Os animais foram resgatados no meio do capim seco, onde estavam cobertos por caixas de papelão que os protegiam do calor intenso, em um abrigo improvisado.
Segundo Luiz, os filhotes eram mais arredios, enquanto a mãe se mostrava mais tranquila. Em períodos mais frescos do dia, ela saía do esconderijo.
Ao ver os animais sendo levados, Luiz se emocionou. “É um alívio saber que eles vão sair desse calor, desse lugar horrível. O que eu pude fazer, eu fiz. É difícil ver uma situação assim, mas é uma vitória. Vou sentir falta, apesar do pouco tempo, mas estávamos cuidando dia a dia, fizemos amizade, parecia já ser nosso. Mas sei que vai estar bem cuidada, e isso me deixa feliz. Espero que seja bem acolhida por uma família, como merece”, declarou.
Na oportunidade, ele fez um apelo para que as pessoas não cometam mais esse crime com animais. “A pessoa precisa ter amor para não fazer isso. Se quem abandonou tivesse visto o calor que ela (fêmea) passou, chorando no sol, protegendo os filhotes, não teria feito isso”, relatou.
Além da amizade com os animais, Luiz também conheceu seu Lourival, que passou a ajudar nos cuidados com os animais, com alimentação e água. Pelo menos três vezes ao dia eles costumavam verificar a situação dos animais.
“Ela sofreu frio, calor, fome… até eu encontrá-la há cerca de três semanas. Por isso peço: não abandonem. Se tiver um cachorro e não puder ficar, doe para alguém. Não solte no lixo. O lixo não tem comida, só coisa que não presta”, disse o morador.
A diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, acompanhou o resgate e ressaltou que abandono é considerado maus-tratos, portanto crime. “Existem legislações de proteção animal em Cuiabá, como a Lei Complementar 436/2007 e a LC 14.064/2020, que tratam sobre o assunto e preveem duras penas para os autores. A reclusão varia de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda”, frisou.
ENCONTRO NO CAMINHO
Quando Luiz Rodrigues das Neves encontrou a cadela, ela estava latindo, o que despertou sua atenção. “Vi ela brava, latindo. Pensei: por que será que ela está assim? Quando cheguei perto, percebi que tinha dois filhotes. Na hora nem segui para meu destino, voltei em casa, peguei ração e trouxe. Ela estava arisca, mas deixei um pacotinho no chão, me afastei e ela veio com os filhotes. Eles comeram. Até filmei um vídeo. Foi aí que decidi não desistir dela. Ela não é brava de verdade, só estava protegendo os filhotes”.
E assim ele começou a rotina, vindo todos os dias, inclusive à noite. Em uma ocasião, alguém colocou fogo no local e ele ajudou a apagar, com apoio de outro rapaz, que era Lourival, e passou a levar água e comida diariamente também.
Logo, um familiar passou a contribuir com ração e outros tipos de comida “para maior sustância na saúde dos animais”, frisou o morador.
Apesar de a Rua X não fazer parte do caminho normal do bairro Parque Cuiabá ao Distrito Industrial, ela era usada para evitar o trânsito nas rotas convencionais. “Às vezes, nas entregas, também pego esse caminho. E peguei gosto de passar por aqui para ver o movimento e acompanhar os animais”, revelou Luiz.
Por enquanto, os animais estão em abrigo temporário, mas serão destinados para adoção.
#PraCegoVer
A foto que ilustra o texto mostra a equipe da Bem-Estar Animal, liderada pela diretora Morgana, transportando os animais resgatados em caixa apropriada até o veículo de apoio. Os três integrantes da equipe estão uniformizados com coletes na cor amarela identificando-os como socorristas da BEA. Estão em rua não asfaltada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Emanoele Daiane