Foto:
Touros da Prova de Eficiência da raça Brahman
A 5ª edição da Prova de Eficiência e Performance Brahman Boi com Bula, que ocorre desde maio na Central Bela Vista, em Botucatu (SP), entra na reta final neste mês de julho. A competição reúne 26 touros que estão sendo avaliados em diversas etapas para identificar os melhores exemplares da raça Brahman.
Etapas finais da prova
Neste momento, os animais passam por exames essenciais como ultrassonografia de carcaça, avaliação visual pelo método EPMURAS, morfometria espermática para análise da fertilidade e pesagem final. Até aqui, os touros têm apresentado ganhos de peso superiores à média estimada para a prova.
De acordo com Matheus Vargas, supervisor de Produção e Pesquisa da Central Bela Vista, “os touros recebem uma dieta balanceada com 50% de volumoso e 50% de concentrado, garantindo ganho de peso expressivo e saúde ruminal adequada”. A média de ganho diário já ultrapassa 1.500 gramas, reforçando o potencial da raça para o desempenho em ganho de peso.
Avaliações que compõem o índice final
Os touros também já passaram pelo teste de eficiência alimentar. Esses resultados, juntamente com dados das pesagens, fertilidade, qualidade da carcaça e avaliação morfológica, compõem o índice final da prova que definirá os vencedores.
Programação da final e premiação
A etapa final acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto. No primeiro dia, a partir das 19h, no Celeiro Restaurante em Botucatu, será realizada a palestra intitulada “180 touros avaliados: uma visão 360”, ministrada por Guilherme Costa, zootecnista da BrasilcomZ, e Matheus Vargas.
Após a palestra, será feita a premiação dos touros com os melhores índices, seguida de um jantar de confraternização.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, “os dados coletados ao longo das edições da prova formam um banco robusto que demonstra cientificamente a importância da raça Brahman para a produtividade e eficiência da pecuária de corte, com foco em fertilidade, eficiência alimentar e qualidade da carcaça”.
Ao longo das cinco edições, a prova já avaliou 230 animais, entre 180 reprodutores e 50 fêmeas (estas somente na primeira edição).
Julgamento final e almoço de confraternização
No dia 2 de agosto, a partir das 9h, no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, ocorrerá o julgamento dos touros, conduzido pelo jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Célio Arantes Hein.
Ao término do julgamento, os vencedores serão anunciados e a ACBB oferecerá um almoço para confraternização com o público presente.
Informações para participação
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para mais informações, interessados podem entrar em contato com a ACBB pelo WhatsApp: (34) 9839-4258, falar com Thuane.
Fonte: portaldoagronegocio