Foto:
Touros, Agropecuária Caty. Foto: Artur Chagas
Seleção dos touros da safra 2023 é concluída
A Conexão Delta G finalizou a escolha dos reprodutores das raças Hereford e Braford que farão parte do Programa Touro Jovem (TJ) da safra 2023. Os touros selecionados já foram encaminhados para a Central Progen/Alta Genetics, localizada em Dom Pedrito (RS), onde passarão pelo processo de congelamento de sêmen. O material genético será então distribuído entre os 17 associados da entidade, também chamados de conectados.
Critérios técnicos e avaliação genética detalhada
Segundo Eduardo Peixoto, integrante do Conselho Técnico da Conexão Delta G, o teste de progênie tem como objetivo selecionar animais com alto potencial genético, que serão utilizados na reprodução para identificar os futuros pais das próximas gerações.
As características observadas são economicamente relevantes, como conformação, precocidade, musculatura, tamanho e peso. Além disso, são analisados dados obtidos por ultrassonografia de carcaça — como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e grau de marmoreio —, perímetro escrotal ajustado e resistência a carrapatos, com o apoio da genômica para aumentar a precisão das informações.
Genômica contribui para maior acurácia e controle de paternidade
Peixoto explica que as avaliações ocorrem em três fases: ao nascimento, na desmama e após a desmama (por volta dos 18 meses). Ele também destaca que a genotipagem, aplicada na avaliação genômica, auxilia na identificação da paternidade dos filhos provenientes de reprodutores múltiplos (RM), permitindo um controle mais preciso do processo reprodutivo. “Essa ferramenta ajuda o produtor a alcançar mais sucesso e rentabilidade no seu criatório”, afirma.
Objetivo: geração após geração, animais geneticamente superiores
Ainda segundo o conselheiro, o propósito do programa é que, a cada nova geração, os produtos superem geneticamente os pais. Esse é o princípio básico de qualquer programa de melhoramento genético. Com cerca de 10 mil animais controlados anualmente e um banco de dados com aproximadamente meio milhão de registros, o Programa Touro Jovem já testou mais de 300 touros jovens ao longo de seus 35 anos de existência.
Parceria com a GenSys reforça rigor técnico e inovação
O Programa Touro Jovem é realizado em parceria com a GenSys, empresa brasileira fundada em 1991 e especializada em avaliação genética e melhoramento animal no Brasil e em outros países da América Latina. A sócia fundadora da GenSys, Fernanda Brito, atribui o sucesso do programa a três fatores principais: a forte pressão de seleção — com menos de 0,5% dos machos avaliados sendo escolhidos com base em critérios técnicos —, o uso do Programa de Acasalamento Dirigido (PAD) e o comprometimento das equipes envolvidas.
Tecnologia de ponta para estimativas genéticas
Fernanda destaca que a contribuição da GenSys ao programa se dá principalmente pela aplicação de métodos avançados de estimativa de valores genéticos, com o uso da genômica como ferramenta para elevar a acurácia dos resultados. A empresa também é responsável pelo treinamento técnico das equipes envolvidas nas avaliações de campo.
Com base em uma estrutura consolidada, rigor técnico e ferramentas genômicas, o Programa Touro Jovem segue sendo referência no melhoramento genético de bovinos das raças Hereford e Braford no Brasil.
Fonte: portaldoagronegocio