A região Centro-Sul do Brasil enfrentou um severo déficit hídrico entre outubro de 2023 e setembro de 2024, o que afetou negativamente o desenvolvimento dos canaviais colhidos durante a safra atual. Como resultado, a produtividade agrícola em setembro apresentou um desempenho inferior ao registrado no mesmo mês da safra passada, com 69,7 toneladas por hectare (t/ha), em comparação às 83,4 t/ha do ciclo anterior.
No acumulado do período até setembro de 2024, a região Centro-Sul atingiu uma produtividade média de 83,2 t/ha, resultado que se mantém dentro da média das últimas 10 safras, de 79,7 t/ha. Os dados são do Programa de Benchmarking do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
Apesar da queda na produtividade, a qualidade da matéria-prima, medida pelo índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), mostrou-se superior à do mesmo período da safra anterior, reflexo da menor incidência de chuvas. Até o momento, o ATR acumulado nesta safra é de 136,71 kg por tonelada de cana, ligeiramente acima dos 136,1 kg/t registrados no ciclo anterior.
Fonte: portaldoagronegocio