CENÁRIO AGRO

Preços do suíno recuam no fim de julho, porém média mensal mantém-se em alta, indicam dados do Cepea

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
CNA

Preços do suíno e da carne têm novas baixas

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que os preços do suíno vivo e da carne suína voltaram a recuar nos últimos dias. A retração ocorre principalmente devido à menor demanda, que tende a se intensificar com a proximidade do fim do mês, período tradicionalmente marcado por menor poder de compra dos consumidores.

Média mensal ainda acumula alta

Apesar das recentes quedas, o comportamento de valorização observado na segunda quinzena de junho e que se estendeu até a primeira metade de julho sustentou o avanço da média mensal dos preços. Essa movimentação positiva no início do período foi suficiente para garantir um desempenho superior no comparativo com o mês anterior.

Poder de compra do suinocultor paulista melhora

Outro ponto destacado pelos pesquisadores do Cepea é a melhora no poder de compra dos suinocultores de São Paulo. Isso ocorre devido à queda nos preços dos principais insumos da atividade, como o milho e o farelo de soja.

Com isso, pelo terceiro mês consecutivo, os produtores conseguem melhores condições na relação de troca entre o valor do animal comercializado e o custo de alimentação, contribuindo para o alívio nas margens do setor.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.