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Portugal estreia na Wine South America com investimento em aproximação ao mercado brasileiro
Reconhecida como uma das principais feiras do setor vitivinícola da América Latina, a 5ª edição da Wine South America (WSA) acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunindo os principais nomes do setor nacional e internacional. Pela primeira vez, Portugal participa do evento com uma comitiva de mais de 25 vinícolas, que apresentarão rótulos de diversas regiões produtoras, como Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa.
A presença portuguesa na feira não é por acaso: o Brasil é hoje o terceiro maior mercado de exportação de vinhos de Portugal, posição que sobe para o primeiro lugar quando se excluem os números relacionados aos vinhos do Porto, segundo dados da ViniPortugal, entidade responsável pela promoção internacional dos vinhos do país.
“O consumidor brasileiro tem valorizado cada vez mais os vinhos portugueses, especialmente por sua variedade e singularidade em relação a outros vinhos do mundo. Isso tem impulsionado o aumento do consumo no Brasil”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. “A Wine South America tem se consolidado como um ponto de encontro relevante para o setor, reunindo compradores de diversos Estados. Por isso, consideramos essencial estarmos presentes neste ano.”
Os vinhos de Portugal vêm sendo cada vez mais reconhecidos globalmente por sua qualidade e autenticidade. Produzidos com uvas autóctones, esses rótulos se destacam por características únicas e por expressarem com fidelidade o terroir de origem. De acordo com Maurício Roloff, diretor técnico e professor da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), essa tradição é um dos diferenciais mais apreciados pelos brasileiros.
“Portugal tem uma cultura enológica muito sólida e uma tradição centenária na produção de vinhos de corte, que combina diferentes castas para potencializar complexidade e qualidade. Degustar vinhos portugueses é como fazer uma viagem sensorial pelo país, com estilos muito distintos entre si. A relação com o consumidor brasileiro é histórica, mas se intensificou nos últimos anos. Hoje, o Brasil reconhece Portugal como um produtor de confiança”, destaca Roloff.
Durante a Wine South America, compradores e visitantes poderão negociar diretamente com representantes de importantes vinícolas lusas, como Esporão, Casa Santos Lima, Vercoope, Real Companhia Velha, Sogrape e Casa Ermelinda Freitas.
Entre os destaques da participação portuguesa está a Sogrape, um dos maiores grupos vitivinícolas do país, com forte presença internacional. “Além de nossos vinhos produzidos na Argentina e no Chile, apresentaremos uma ampla seleção de rótulos portugueses. Em evidência estarão os vinhos do Douro e do Alentejo, regiões emblemáticas que traduzem o melhor da vitivinicultura nacional”, comenta João Gomes da Silva, administrador executivo da Sogrape.
Ele destaca ainda a presença de marcas premium, como Casa Ferreirinha e Herdade do Peso, e a aposta da empresa no segmento de vinhos brancos leves e elegantes, com rótulos da Quinta de Azevedo, oriundos da região dos Vinhos Verdes. “Trata-se de uma categoria em franca expansão e que tem conquistado os consumidores brasileiros”, antecipa o executivo.
Além de Portugal, a 5ª edição da Wine South America contará com a participação de vinícolas de países tradicionais e emergentes no cenário internacional, como Espanha, França, Itália, Argentina, Chile e Uruguai. Uma das estreias mais aguardadas é a de uma importadora de vinhos finos e azeites extravirgens provenientes da Grécia, que amplia ainda mais a diversidade de rótulos oferecidos na feira.
Fonte: portaldoagronegocio