Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Porto de Santos intensifica controle de pragas em 42,5 milhões de toneladas de grãos: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 2024, o Porto de Santos, administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), registrou a realização de 799 tratamentos fitossanitários, conhecidos popularmente como fumigações, para o controle de pragas agrícolas. Esse número representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior, quando foram realizados 777 tratamentos. As ações de fumigação, realizadas em porões de navios, contêineres e paletes, têm como principal objetivo evitar a entrada e disseminação de pragas no Brasil, além de assegurar que os padrões internacionais exigidos pelos mercados compradores sejam atendidos.

A China, principal destino dos grãos tratados, foi responsável por 35% dos navios que passaram pelo processo de fumigação. Vietnã (9%) e Indonésia (7%) ocupam as posições seguintes entre os países que mais receberam grãos brasileiros tratados. As cargas que mais passaram pelo processo de fumigação foram soja (48,5%), milho (32,5%) e farelo de soja (18,8%).

Dos 799 tratamentos realizados, 664 ocorreram nos porões das embarcações, totalizando 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas, evidenciando a importância dessas ações no cumprimento dos requisitos fitossanitários exigidos pelos mercados internacionais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.