Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Nicarágua: Ditadura fecha rádio católica, cancela ONGs e confisca bens – Últimas notícias.

2024 word2

A ditadura da Nicarágua ordenou o fechamento de uma tradicional emissora de rá católica e de outras 12 ONGs que operavam sem fins lucrativos no país.

A Rádio ía, que atuava havia 40 anos, sofreu a anulação do seu estatuto jurídico. A medida contou com a aprovação da ministra do , María Amelia Coronel, segundo acordos que constam no Diário Oficial La Gaceta.

Para justificar a medida, o ministério afirmou que a rádio não apresentou suas demonstrações financeiras entre 2019 e 2023. A decisão veio depois que a emissora anunciou a redução de seu horário de programação, de 24 para 14 horas diárias. Essa mudança ocorreu devido ao bloqueio de suas contas bancárias, que impediu o recebimento de doações.

Além da Rádio María, outras 12 associações tiveram suas operações canceladas pelo Ministério do Interior. Com isso, o total de ONGs banidas nos últimos seis anos é de 3,6 mil. O Estado também confiscou a maior parte dos bens dessas entidades.

O regime de Ortega intensificou a perseguição à Igreja Católica na Nicarágua. A ditadura foi responsável pela expulsão e prisão de padres, bem como pela proibição de atividades religiosas.

A ONG internacional Missão Portas Abertas, que monitora casos de perseguição religiosa contra cristãos no mundo há mais de 30 anos, divulgou que Ortega cancelou a cidadania de diversos líderes religiosos. Muitos deles foram forçados ao exílio. Além disso, celebrações cristãs em espaços público foram proibidas em todo o território nicaraguense.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.