Política

Clezão, preso em janeiro, falece na Penitenciária da Papuda

2024 word3

Cleriston da Cunha (o Clezão), preso no 8 de janeiro, morreu, nesta segunda-feira, 20, às 10h58, depois de um “mal súbito durante o banho de sol” na Papuda. Oeste apurou que o esteve no local, mas não conseguiu reanimar o homem.

De acordo com laudos médicos obtidos pela reportagem, Cunha, de 46 anos, sofria de diabetes e hipertensão. Por isso, tomava medicação controlada. Ele também teve seis atendimentos médicos entre janeiro e maio, além de ter sido encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte, em maio.

moraesmoraes
O Ministro Alexandre De Moraes, Do Stf, Durante O Julgamento Dos Primeiros Réus Do 8 De Janeiro – 14/09/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Clezão, como era conhecido, tinha um parecer favorável à sua soltura, desde setembro, da Procuradoria-Geral da , autora da denúncia contra os réus. A o prendeu no Senado. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, contudo, não analisou o .

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária emitiu uma nota: “O reeducando era acompanhado por equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde localizada na própria unidade prisional desde a entrada na unidade em 09/01/2023. Hoje, esta mesma equipe de saúde realizou manobras de reanimação assim que constatado o mal súbito até a chegada da equipe do SAMU e Bombeiros que foram imediatamente acionados”. O STF ainda não se manifestou.

Clezão, preso do 8 de janeiro morto na Papuda, não é o único com comorbidades

Em várias reportagens, Oeste noticiou que alguns presos no 8 de janeiro tinham comorbidades.

Atualmente, ela cumpre medidas cautelares em casa. No entanto, ficou oito meses detida na Colmeia, sem atendimento médico adequado.

Outras presas também relataram problemas de saúde, enquanto ficaram no cárcere.

Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.