A Austrália deve colher mais de 31 milhões de toneladas de trigo na próxima safra, superando a previsão inicial em cerca de dois milhões de toneladas e marcando um aumento significativo em relação à produção de 2023/24. As recentes chuvas nas principais regiões produtoras têm elevado as perspectivas de produtividade, conforme apontam analistas.
Como o terceiro maior exportador global de trigo, a Austrália está prestes a influenciar os preços internacionais, que já se encontram próximos dos menores níveis dos últimos quatro anos.
Uma pesquisa conduzida com dez analistas e traders na Austrália e em Cingapura indicou que as estimativas para a safra 2024/25 variam entre 30,25 milhões e 36 milhões de toneladas, com uma mediana de 31,1 milhões de toneladas. Este número supera a previsão anterior do Ministério da Agricultura, de 29,1 milhões de toneladas em junho, e a produção de 26 milhões de toneladas na safra 2023/24. A atualização mais recente das previsões do ministério está prevista para terça-feira.
Ole Houe, da IKON Commodities em Sydney, comentou sobre a situação: “A safra é definitivamente robusta em New South Wales e Queensland, e a Austrália Ocidental também apresenta boas condições. Minha previsão de 36 milhões de toneladas pode, na verdade, ser uma subestimação”.
Fonte: portaldoagronegocio