Durante o mês de março, a Orbia, maior plataforma digital integrada do agronegócio na América Latina, promove a campanha “Esquenta Firme e Forte”, que visa proporcionar aos agricultores benefícios ampliados, com até 60% de desconto em uma seleção especial de produtos. A ação tem como foco incentivar o acúmulo de pontos por parte dos produtores, permitindo a conversão desses pontos em novos produtos e serviços dentro da plataforma, em parceria com onze empresas do setor.
A fidelização tem se mostrado uma estratégia eficaz para empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto B2C, especialmente quando alinhada às necessidades específicas dos produtores rurais, que possuem janelas de compra de insumos agrícolas em momentos estratégicos de suas safras. No caso da Orbia, além de sua campanha, a Bayer, uma das principais parceiras da plataforma, celebra os cinco anos do programa de fidelidade Impulso Bayer, que também oferece aos produtores a possibilidade de acumular pontos extras ao cadastrar as notas fiscais de produtos adquiridos. Até o dia 31 de março, os participantes podem obter até 30% a mais de pontos, aumentando as oportunidades de resgatar benefícios.
De acordo com Robson Rizzon, Chief Commercial Officer da Orbia, a vantagem para o produtor é clara: “O investimento em insumos faz parte do ciclo de produção, e ao registrar as notas de compra ou realizar as aquisições por meio de nossos parceiros, ele acumula pontos que podem ser trocados por outros produtos ou serviços. Isso transforma um gasto essencial em uma oportunidade de otimizar recursos, tornando a gestão da lavoura mais eficiente e rentável.”
Os dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) reforçam a relevância dessa estratégia. No terceiro trimestre de 2024, o setor de fidelidade faturou R$ 5,6 bilhões e o número de pontos acumulados pelos participantes alcançou 240,6 bilhões, um crescimento de 41,9% em relação ao mesmo período de 2023. O programa de fidelidade Impulso Bayer, por exemplo, teve um desempenho expressivo, com mais de 40% de adesão dos membros ativos, gerando um crescimento superior a 60% no volume de notas cadastradas e um aumento de 70% nas vendas da empresa durante a campanha.
A plataforma Orbia, por sua vez, também demonstrou números notáveis, com 7,4 bilhões de pontos acumulados em 2024 somente com a parceria com a Bayer. A última campanha de acúmulo de notas, realizada entre janeiro e fevereiro, registrou um aumento de 90% no volume de notas cadastradas, em comparação ao mesmo período do ano anterior, além de uma expansão de 68% no número de produtores únicos participantes.
“Essas iniciativas reforçam a fidelização no agronegócio, trazendo benefícios reais para os produtores e contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, conclui Rizzon.
Fonte: portaldoagronegocio