O mercado da tilápia encerrou agosto em queda, em meio a uma demanda ainda enfraquecida, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar do recuo, analistas destacam que o cenário já apresenta sinais de possível inflexão, com a oferta de animais diminuindo e prevalecendo no mercado peixes mais leves, o que pode alterar o equilíbrio entre produção e consumo nos próximos meses.
Na última semana do mês, inclusive, houve uma reação pontual das cotações, mas a valorização não foi suficiente para mudar o desempenho médio de agosto, que seguiu em retração. O movimento reflete não apenas o consumo interno mais contido, mas também as dificuldades no comércio externo.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, as exportações brasileiras de tilápia registraram uma queda acentuada, totalizando 797 toneladas em agosto. O volume representa retração de 40,6% em relação a julho e de 41,3% frente ao mesmo período do ano passado.
Para os especialistas, o enfraquecimento simultâneo da demanda interna e externa tem pressionado os preços, mas a redução da oferta pode abrir espaço para uma recomposição das cotações, caso o consumo volte a ganhar força no último trimestre do ano, período em que o pescado costuma ganhar maior espaço nas mesas brasileiras.
Fonte: cenariomt