Notícias

Expo Favela Innovation MT 2024 destaca empreendedorismo nas periferias

2024 word3

Expo Favela Innovation MT 2024 coloca empreendedorismo das periferias em evidência

Evento também revelou os Top 10 empreendedores de MT que representarão o na etapa nacional, em dezembro, em São Paulo

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
10/06/2024 às 13:37

Os pequenos negócios criados e desenvolvidos nas periferias de Mato Grosso ganharam visibilidade no último final de semana (7 e 8 de junho), na edição regional da ‘Expo Favela Innovation MT 2024. A feira teve como principal apoiador o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) que reforçou a importância do desenvolvimento da e dos negócios criados e/ou geridos por mulheres, durante o evento.

A feira é o maior evento de empreendedorismo do mundo entre favela e, em Mato Grosso, foi composta por 60 expositores, sendo que desses dez representarão o Estado na etapa nacional, além disso, a edição contou com o ‘1º Prêmio Literário’ para Autores Independentes.

“Acredito muito no sonho, no sonho positivo, onde nós também temos a ação para que esse sonho realizasse. Creio também na da parceria e é isso que o Sebrae faz, juntar forças para que traga a realidade aquilo que é o nosso propósito, o de fazer acontecer, de contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios de forma sustentável. E isso vai ao encontro do que se propõe a Expo favela, que também é cuidar, criar, inspirar, trabalhar aspectos de inovação, de tecnologia, de tudo que possa contribuir para o desenvolvimento das pessoas que empreendem”, destacou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

O desenvolvimento do empreendedorismo feminino está entre os trabalho realizados pelo Sebrae/MT e também ganhou destaque nesta edição. Durante o painel, ‘Construindo Potência: Mulheres fortes, emoções ’, a gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae/MT, Danielle de Jesus, destacou a importância de iniciativas voltadas para fortalecimento das mulheres.

“Neste ano lançamos o projeto ‘Força mulher’, que atende principalmente o público feminino que está em vulnerabilidade social, com o desenvolvimento delas por meio de ações como palestras, para instigar e ajudar essas mulheres colocar suas habilidade em práticas”, pontuou.

A contribuição e o impacto do setor criativo para a economia local também foi ressaltada pelo gestor de economia criativa, Felipo Abreu, no painel ‘Construindo pontes para o desenvolvimento socieconômico’. Segundo ele, o setor representa 1,2% do Interno Bruto (PIB) do estado, mas, na prática, sua representatividade é bem maior. “Para qualificar e desenvolver esse setor, o Sebrae/MT reforçou os trabalhos para a construção de uma identidade criativa, ao mesmo tempo, em que trabalha para fortalecer essas atividades em nosso território”, observa.

Top 10 empreendedores de MT

O Expo Favela Innovation MT 2024 também revelou os Top 10 empreendedores de MT que representarão o Estado na etapa nacional, em dezembro, em São Paulo. Os empreendimentos selecionados foram Mizizi Espaço Afro, Friends and Pet Foods, Donana , Delícias da Rozi, Delícias da Nega, Design Floral, Rosinete Design de Pneus, Street Action, Divas Skateras e Projeto Genesis.

A edição também ampliou o espaço destinado à literatura, com a criação 1º Prêmio Literário para Autores Independentes. Duas escritoras foram selecionadas: Aline Mirella Duarte Teixeira e Joyce Lilian Lombardi. Elas foram contempladas com a publicação de seus livros, com o acompanhamento de todo o processo editorial e impressão. As obras serão lançadas na Expo Favela Innovation MT 2025.

A Expo Favela em Mato Grosso 2024 é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com parceria institucional do MT Criativo e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); promoção da TVCA, Primeira Página e Centro América FM. A produção é de Zanovello Produções, UP Eventos e In Favela, com patrocínio diamante do Sebrae-MT, prata do 360 News e bronze do Amigo Internet, Arquitet On e Clínica Nosso Espaço.

O evento, gratuito, foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.