Sebrae Hacking leva ideias de inovação e criatividade aos empresários de MT
Os palestrantes abordaram métodos criativos, além de histórias de sucesso reconhecidas internacionalmente e que fizeram a diferença no mundo dos negócios
30/10/2024 às 19:19
Em busca de fomentar a inovação e a criatividade empreendedora, o “Sebrae Hacking” deu início à jornada de palestras e talk shows para cerca de 600 empreendedores, que vieram de todas as regiões do Estado, para a segunda edição do evento realizado nesta quarta e quinta-feira, 30 e 31 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A ação é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que trouxe palestrantes nacionais e internacionais para apresentarem novidades e estratégias ao público.
O primeiro dia do encontro foi elaborado com o foco no estímulo à criatividade para fortalecer as ideias inovadoras e transformar negócios de diversos setores, em empresas de sucesso. Para trazer exemplos destas novas ideias, foram convidados palestrantes de renome, tais como: a executiva global Dafna Blaschkauer; a jornalista e empresária listada na “Forbes Under 30”, Monique Evelle; o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; o antropólogo e ex-diretor do Resilientes Colômbia, Santiago Uribe e o executivo da G4 Educação e Exact Sale, Théo Orosco.
A ideia é democratizar o acesso ao conhecimento, ressalta o gestor estadual de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, que lidera a organização do evento. “Esse conteúdo, assim como os palestrantes, fica mais alocados em grandes centros. E o que nós do Sebrae fazemos é trazer isso para a porta da casa dos mato-grossenses, para que os nossos empreendedores tenham as mesmas condições que os de outras regiões. Por isso trazemos quem tem conhecimento de vida e empresa, quem atua na área, e que vão para o palco transmitir estas ideias”, salienta o gestor.
Os atores da economia criativa do estado foram os responsáveis pelas performances durante o evento. “Muitas vezes, nós somos tímidos em falar de todo o processo criativo que temos em Mato Grosso, mas não podemos esquecer que 1,2% da nossa riqueza vem deste setor. O que a gente busca fazer é pontuar o nosso estado dentro dessa rota da criatividade, pensando naquilo que temos de melhor: as pessoas, nossa cultura, nossa linguagem e nossa arte”, afirma Felipo Abreu, gestor estadual de Economia Criativa do Sebrae/MT.
Inovar é preciso
Dafna Blaschkauer já atuou em multinacionais reconhecidas como Microsoft, Nike e Apple, sendo a responsável pelo lançamento do iPad e iPhone ao mercado varejista nacional. Para ela, o foco em conhecimento é essencial para o alcance do sucesso. “Continuem estudando e se atualizando. Aprender é fundamental nesse mundo cada vez mais veloz e com abundância de informação, mas aprenda a impactar, não só no seu negócio, mas às outras pessoas”, pontua a executiva.
“Esse evento traz a oportunidade de escutar novas tendências da inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo. É uma possibilidade de fazer novas conexões entre elas e de enxergar como outras pessoas que têm os mesmos desafios e as mesmas dificuldades, além de enxergar soluções com os recursos locais”, destaca o antropólogo colombiano Santiago Uribe.
Inovação se encontra nos mais diversos lugares e espaços da sociedade, como afirma o presidente da CUFA, Preto Zezé, que também foi um dos palestrantes do primeiro dia de evento. “O Sebrae Mato Grosso conseguiu entender que o Brasil mudou, e que nós precisamos produzir novos repertórios e novos diálogos para o cenário do protagonismo e da mudança no país”, afirma.
A jornalista e empreendedora Shark Tank, Monique Evelle, reforçou durante a apresentação a importância de vencer medos e se desafiar para empreender de forma estratégica. “Todo mundo tem seus medos, suas falhas, mas vai com medo mesmo”, encoraja a palestrante ao incentivar empresários para que atuem dentro de um propósito estabelecido para impactar o mercado.
O que você vai ver no “Sebrae Hacking”?
A programação continua nesta quinta-feira, 31 de outubro, com início às 9h. Entre os palestrantes estão o cientista Sandor Caetano, o engenheiro de software Orkut Büyükkökten, o criador e apresentador do podcast “Flow”, Igor 3K, e a influenciadora digital Mari Maria.
O ingresso para participar do segundo dia do Sebrae Hacking pode ser adquirido através do link.
Fonte: Sebrae