O Circuito Nelore de Qualidade fez sua estreia no Paraguai em 4 de setembro, reunindo 2.526 animais de 17 pecuaristas na cidade de Belén, no frigorífico Minerva Foods. Esta iniciativa resulta de uma colaboração entre a Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN) e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
A maior parte dos animais inscritos foi composta por machos, totalizando 1.945, todos não castrados. Desse grupo, 81% apresentavam dentição de leite completa, indicando uma idade média de aproximadamente 18 a 20 meses. Ademais, 90,5% das carcaças apresentaram cobertura de gordura classificada como mediana ou uniforme, com um peso médio de 21,4 arrobas.
No que diz respeito às fêmeas, foram avaliados 581 animais, dos quais 81% tinham dentição de leite completa, também em torno de 18 a 20 meses de idade. Destes, 96% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme, com um peso médio de 14,6 arrobas.
“Este evento é um marco histórico para a pecuária paraguaia, pois registrou o maior número de animais abatidos em um único dia. Além de ser uma valiosa oportunidade de aprendizado para os criadores, permitindo medir, avaliar e comparar os resultados, o concurso também evidenciou o progresso da pecuária nacional, com a raça Nelore liderando, ao apresentar animais precoces, produtivos e rentáveis”, ressalta Luis Soljancic, presidente da APCN.
Soljancic acrescenta: “Mais uma vez, os resultados refletem a significativa evolução da raça Nelore, que está sendo aprimorada geneticamente para a produção de carne de qualidade, com animais adaptados a ambientes desafiadores e que trazem inúmeras qualidades para agregar valor às empresas.”
Premiação dos Melhores Lotes de Carcaças
Na categoria de machos, o prêmio de melhor lote de carcaças, que recebeu a medalha de ouro, foi concedido à Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L (Itakyry/Alto Paraná). O criatório também apresentou outro lote que conquistou a medalha de bronze. A medalha de prata foi atribuída à Ganadera Forestal Santa Catalina S/A, da Estância Gabriela (La Pátria/Boqueron).
Em relação aos melhores lotes de carcaças de fêmeas, a Agropecuária Industrial Forestal Central Del Paraguay, da Estância Pa’i Kuara (Capitan Bado/Amambay), conquistou a medalha de ouro com um lote de fêmeas e a medalha de prata com outro. O terceiro lugar, que recebeu a medalha de bronze, foi para Luis Fernando Soljancic Vargas, da Estância Novillo Moroti (Tacuati/San Pedro).
Fonte: portaldoagronegocio